De olho no planeta: consórcio para comprar bens sustentáveis

07 . abr . 2016

Aquecimento global, poluição do ar, da água e dos solos, diminuição de recursos hídricos, extinção de espécies. Esses são apenas alguns dos problemas ambientais que nosso planeta vem enfrentando atualmente – a maioria causada por ações humanas. As nações estão cada vez mais se mobilizando para uma mudança, mas o desafio começa em cada um de nós: precisamos adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Ao lado de pequenas atitudes – como gastar menos água, não desperdiçar alimentos, reciclar lixo etc. -, é possível programar, por meio do Sistema de Consórcios, a aquisição de bens que utilizam “tecnologias limpas” para minimizar impactos ambientas e utilizar nossos recursos de forma inteligente.

Um exemplo é a bicicleta elétrica, que vem com motor integrado para dar uma forcinha na propulsão do veículo. As baterias, cada vez mais duradouras, menos tóxicas e recicláveis, podem ser facilmente recarregadas, bastando retirá-las e carregá-las na tomada. Com opções que utilizam até energia solar, as ebikes viraram uma tendência mundial na substituição do carro ou da moto por proporcionarem praticidade, economia e serem ecologicamente mais corretas.

Você também pode fazer um consórcio para implantar “processos verdes” em sua residência, como um sistema de energia solar. Captada através de painéis solares fotovoltaicos, que podem ser instalados em praticamente qualquer lugar, a energia solar pode ser aproveitada para a geração de energia elétrica para consumo e até para venda. Ela também pode ser captada por meio de placas solares para aquecimento de água, gerando uma grande economia energética.

Também é possível, por meio do consórcio, implantar um sistema de reaproveitamento da água da chuva, torneiras e chuveiros. Uma mudança nos encanamentos do imóvel pode direcionar a água reaproveitada para descargas e torneiras de pias e jardins.

Em qual grupo entrar?

O primeiro passo é encontrar uma administradora que atue no segmento desejado. No caso da bicicleta elétrica, ela faz parte da categoria “eletroeletrônicos e outros bens móveis”.  Já para a instalação de painéis solares ou de um sistema de reaproveitamento de água, você pode fazer um consórcio de serviços e contratar uma empresa para cuidar de todas as etapas do projeto, desde o desenvolvimento até a sua implantação.

Informe à administradora qual o bem ou serviço desejado, o crédito necessário e o prazo em que você deseja pagar as prestações. Avalie os planos apresentados e faça negócio com aquele que melhor atender aos seus objetivos e ao seu orçamento.

E lembre-se: você pode fazer consórcio para qualquer bem ou serviço que desejar. Aproveite essa oportunidade para mudar o seu estilo de vida e cultivar hábitos sustentáveis para a sua saúde, para o meio ambiente e para a sociedade. Faça a sua parte!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, ,

3 respostas para “De olho no planeta: consórcio para comprar bens sustentáveis”

  1. Vágner Amaral Couto disse:

    Solicito informações para solar fotovoltaica.

    • ABAC disse:

      Olá, Vágner. Para obter informações sobre painéis solares fotovoltaicos você precisa entrar em contato diretamente com um fornecedor. A ABAC representa empresas de consórcios, que é uma modalidade pela qual você, ao ser contemplado, obtém o crédito para fazer o investimento desejado. Caso tenha interesse em fazer um consórcio, você pode buscar uma empresa associada à ABAC neste link: http://abac.org.br/a-abac/administradoras-associadas.

  2. É sempre muito bom quando cliente pergunta ainda hoje, como confiar no consórcio, se á loja vier a falência, esse argumento é ótimo, deixar claro que o consórcio é do banco central, da abac, muitos ainda acreditam ou não conseguem entender esse lado, parabéns mesmo por mais uma matéria bem explicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS