fbpx
antecipar-o-pagamento-de-consorcio
Publicado em 1/03/2016 as 8:51H
Consórcio de A a Z

Como posso antecipar o pagamento do consórcio?

Você está pensando em eliminar algumas dívidas e gostaria de antecipar o pagamento do consórcio? No post de hoje vamos explicar como você pode amortizar o seu saldo devedor ou até mesmo quitá-lo, aliviando o seu orçamento mensal.

A amortização do saldo devedor pode ocorrer de três formas: direta, inversa e diluída nas parcelas. Na ordem direta, o valor antecipado quitará as prestações vincendas mais próximas. Na ordem inversa, ele quitará as prestações vincendas a contar da última. Já diluído nas parcelas, a quantia antecipada irá diminuir o valor de todas as próximas parcelas mensais. Confira no seu contrato quais as possibilidades aceitas por sua administradora.

Há ainda a opção de liquidar todo o saldo devedor. Efetivada a quitação, você encerrará sua participação no grupo e terá suas garantias liberadas.

Caso faça parte de um grupo de consórcio de imóvel residencial, você ainda pode lançar mão de um importante recurso: o FGTS! Você pode utilizar o saldo da sua conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tanto para amortizar quanto para quitar suas prestações, conforme as regras constantes no manual da Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS. Para saber mais, clique aqui.

Uma vantagem da amortização ou quitação do saldo devedor, além de aliviar o orçamento mensal, é que você elimina ou reduz os valores pagos com a correção do crédito. Isso porque, no consórcio, o valor do crédito é atualizado periodicamente, conforme as regras contratuais, visando garantir o poder de compra de todos os consorciados até o fim do grupo.

É importante ressaltar que a quitação ou a amortização do saldo devedor não dá direito a descontos, ficando a negociação a critério da administradora. Também não da direito à contemplação imediata, como no lance, conforme explicaremos a seguir.

Eliminar dívidas ou ofertar lances?

Se você já foi contemplado, recebeu ou poupou uma quantia e gostaria de eliminar algumas dívidas, amortizar ou quitar o saldo devedor no consórcio pode ser uma boa alternativa.

Mas se ainda não foi contemplado e gostaria de receber o crédito o quanto antes, você pode utilizar esse valor extra para dar lances. Ofertando lances, você aumenta suas chances de receber o crédito, caso não seja sorteado, e só efetua o pagamento se seu lance for o vencedor.

 

Agora que você já sabe como amortizar ou quitar seu saldo devedor e já analisou se é a melhor pedida, entre em contato com sua administradora, informe-se quanto ao valor total do seu débito e negocie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

6 comentários sobre “Como posso antecipar o pagamento do consórcio?”

  1. wilson junior disse:

    tenho um consorcio yamaha, sou contemplado faz 1 ano, minhas parcelas estao reajustando a cada 5 meses esta correto isso pois a minha moto esta desvalorizando pela tabela fipe! alguem pode me ajudar???

    1. ABAC disse:

      Olá, Wilson. Independentemente de ter sido contemplado, o valor do crédito e, consequentemente, as prestações mensais são reajustadas na forma estabelecida em contrato. Deste modo, recomendamos a leitura do contrato, bem como o post “O valor da prestação do consórcio muda?” – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/o-valor-da-prestacao-consorcio-muda#blog.
      Abraço

  2. Rosana Lopes disse:

    Bom dia, tenho um consórcio residencial com a CEF e gostaria de quitá-lo. Porém o unico abatimento no montante total que é feito, refere-se ao seguro das parcelas vincendas. Entendo que a parcela relativa ao seguro das parcelas já pagas deveria ser restituído em forma de abatimento também, tendo vista eu não ter tido escolha de contratação no início.
    Então, gostaria de consultá-los sobre o que realmente é meu direito o que mais eu poderia levar para a mesa de negociação, nesse momento da antecipação?
    Desde já agradeço a ajuda de vocês.

    1. ABAC disse:

      Olá, Rosana.

      Se houve a contratação de seguro, na hipótese de quitação antecipada da cota, não é possível a restituição dos valores pagos a esse título, mesmo porque se viesse a sofrer qualquer espécie de evento acobertado, teria, logicamente, a contrapartida do seguro. Dessa maneira, a inexistência de sinistro, que pudesse possibilitar a cobertura do seguro, não justifica que sejam restituídos os valores correspondentes pagos em caso de quitação antecipada da cota de consórcio.

      Abraço!

  3. renan disse:

    boa noite tenho consorcio na honda quero antecipar as parcelas sera q consigo pagando 3 parcelas traz pra frente?

    1. ABAC disse:

      Olá, Renan.

      Dependendo das regras estabelecidas pela sua Administradora em contrato, a amortização do saldo devedor poderá ocorrer das seguintes formas: (1) na ordem direta, em que o valor antecipado quitará as prestações vincendas mais próximas; (2) na ordem inversa, em que o valor antecipado será abatido da última parcela até a primeira e (3) na diluição do valor antecipado na integralidade das parcelas vincendas, sendo que nesse caso haverá a proporcional redução das quantias a serem cobradas mensalmente. Vale registrar que na hipótese de você ainda não ter sido contemplado, o valor antecipado a título de amortização não poderá ser utilizado para eventual oferta de lances.

      Abraço!