Como aumentar meu score de crédito? Conheça 5 passos!

12 . dez . 2023

O score de crédito, ou pontuação de crédito, é hoje um dos instrumentos mais utilizados na hora de obter crédito. Por isso, é peça fundamental para conseguir realizar sonhos de consumo como a casa própria, um veículo, fazer um intercâmbio ou partir para as férias tão planejadas. Neste post, vamos mostrar que o score de crédito não é um enigma indecifrável e como fazer para aumentar o seu.

Antes de mais nada, vamos entender o que é o score de crédito. Trata-se de uma pontuação para avaliar o histórico financeiro do consumidor. E quanto maior ela for, maior é a probabilidade de você ter aprovação para empréstimos ou financiamentos com taxas de juros menores e condições de concessão melhores.

Quem faz o cálculo das pontuações são os birôs de crédito. Ou seja, empresas que mantêm bancos de dados com informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas jurídicas. Entre os birôs mais conhecidos do país estão o SPC Brasil e o Serasa. 

Como o score de crédito é calculado?

Cada birô de crédito estabelece critérios próprios para calcular o score dos consumidores. No caso do Score de Crédito do SPC Brasil, por exemplo, ele é calculado com base em várias informações financeiras — como histórico de pagamento de contas, dívidas em aberto, histórico de consultas ao seu CPF e outras informações relacionadas ao seu comportamento financeiro. 

É importante monitorar seu score de crédito e manter um histórico saudável para alcançar oportunidades financeiras melhores. A quantidade de dívidas que você tem também entra na equação. Quanto maior for o seu equilíbrio em dívidas e pagamentos, melhor. Além disso, tente manter seu uso de crédito abaixo do limite disponível. Ter uma alta taxa de crédito utilizado e menos crédito disponível pode afetar negativamente seu score de crédito.

Outra questão importante é o tempo que você tem de experiência com crédito. Quanto mais tempo, mais robusto é o seu perfil. Ter uma variedade de tipos de crédito mostra suas habilidades e responsabilidade com finanças em diferentes níveis.

5 passos para aumentar o score de crédito

Agora vem a parte importante: subir o nível da sua pontuação de crédito. Para te ajudar nessa missão, segue um passo a passo com todos os detalhes!

1. Conheça a sua Pontuação

O primeiro passo para aumentar a pontuação de crédito é começar a acompanhar sua evolução. Escolha o birô de crédito, faça um cadastro simples e você receba relatórios para acompanhar sua pontuação de forma gratuita. 

2. Pague suas contas pontualmente

O pagamento em dia é o que vai aumentar sua pontuação de crédito. Configure lembretes se precisar, mas não deixe as contas atrasarem.

3. Reduza as dívidas

Tente reduzir as dívidas existentes. Quanto menos dívidas pendentes, melhor será sua pontuação de crédito.

4. Evite abrir muitos créditos de uma vez

Contratar vários créditos de uma vez pode impactar a sua pontuação. Por isso, é importante solicitar crédito apenas quando for realmente necessário.

5. Seja paciente

Melhorar sua pontuação de crédito é como plantar uma semente. Leva tempo para crescer, mas valerá a pena.


Seguindo os passos acima, você tem a chave para conseguir melhores taxas de juros, empréstimos mais vantajosos e oportunidades incríveis. Lembre-se que melhorar sua pontuação é como treinar para uma maratona: requer dedicação, mas os resultados se refletem no seu crédito.

O conteúdo deste post foi elaborado com base em informações do SPC Brasil.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , ,

Uma resposta para “Como aumentar meu score de crédito? Conheça 5 passos!”

  1. Vildeléa Ferreira da Silva disse:

    Eu preciso muito aumentar o.meu score

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS