Dicas para evitar golpes financeiros – parte 1

09 . set . 2020

Dez milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros entre janeiro de julho de 2020, segundo informações publicadas no site Techtudo. Conseguir evitar golpes como esses exige uma postura de atenção permanente por parte do consumidor. Por isso, separamos 10 dicas que vão ajudar você a fugir de golpistas.

Cuidado! Os gatunos e oportunistas estão de olho, prontos para se aproveitarem da boa fé das pessoas e fazerem artimanhas para colocar as mãos no seu dinheiro. 

Veja como evitar golpes financeiros:

Cuidado com e-mails e ligações

Recebeu ligações ou e-mails com ofertas ou pedidos de informações? Nesse caso, não forneça senhas, números de cartão de crédito, endereço ou qualquer dado sensível. Desconfie de qualquer contato que diga se tratar do banco, da financeira, da companhia de água, luz, gás ou telefone ou da provedora de TV a cabo.

Para sua segurança, desligue a ligação e telefone você mesmo para a sua agência ou o seu gerente, ou para o número do Serviço de Atendimento indicado no site oficial da empresa na internet. Não há problema em fazer o contato pela própria internet, mas é fundamental buscar sempre os canais oficiais presentes no site da empresa.

Atenção com links recebidos via redes sociais ou aplicativos

Muitas notícias falsas, as famosas fake news, costumam circular por redes sociais e serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Tome bastante cuidado com o que receber por essas fontes. Para evitar golpes, dê preferência a canais oficiais de informações, como a página oficial do seu banco ou do Banco Central. 

Se receber links de fontes suspeitas, não clique. Esses links podem instalar programas que roubarão informações sensíveis, como senhas bancárias e números de cartão de crédito.

Precauções ao pedir para outros fazerem as compras

É sempre melhor pedir um serviço de entrega que possa ser pago pelo celular ou que traga a “maquininha” do cartão até sua residência. Porém, na vida diária, pode ser necessário pedir a um vizinho, parente ou amigo para fazer as compras. Nesse caso, lembre-se: não entregue o seu cartão e senha. Entregue o valor em dinheiro vivo ou faça uma transferência bancária, usando o telefone, o celular ou o computador. Outra opção é dar um cheque com o valor preenchido e nominal.

Lojas de ‘fachada’ e boletos falsos são golpes comuns

A compra pela internet faz cada vez mais parte da nossa vida. Apesar da conveniência, esse hábito abre espaço para golpistas.

Um dos golpes mais comuns são as lojas “de fachada”. Esses estabelecimentos oferecem produtos e serviços em condições muito vantajosas, mas, depois da compra, não fazem a entrega. Outro, são os boletos com códigos de barra verdadeiros, mas informações falsas sobre o beneficiário. Nesse caso, o boleto traz os dados de uma suposta loja ou pessoa específica, mas o verdadeiro destinatário do recurso é o próprio golpista.

Alguns cuidados a serem tomados ao se comprar pela internet:

  • Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado.
  • Pesquise se a loja realmente existe e se opera de forma regular.
  • Consulte se essas empresas possuem reclamações registradas em sites especializados ou consulte o perfil em consumidor.gov.br.
  • Ao pagar o boleto, verifique, no caixa eletrônico, no internet banking ou no aplicativo do celular, se o nome do beneficiário do pagamento é da pessoa ou empresa para quem você pretende transferir o recurso.

Desconfie de promessas de soluções financeiras

Desconfie de soluções financeiras, como renegociação de dívidas, ofertas de emprego, saque de FGTS, seguro desemprego ou programas de renda emergencial. Não responda a mensagens, nem clique em links enviados por desconhecidos, ou que tenham aparência estranha – muito extensos ou de sites desconhecidos, por exemplo.

Tenha especial cuidado com arquivos com final “.exe”. Isso significa que é um arquivo executável. Ou seja, pode instalar um programa no seu celular ou computador e roubar seus dados. Havendo qualquer dúvida, ignore o link e procure diretamente a empresa por meio de seu site oficial na internet.

Esses são alguns cuidados básicos para evitar golpes financeiros, elaborados a partir de informações do Banco Central do Brasil. No próximo post, você confere outras cinco dicas que vão lhe ajudar a fugir dos oportunistas.

Veja no post abaixo, algumas recomendações muito simples para evitar problemas com “falsos consórcios”.

Fonte:Portal Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

2 respostas para “Dicas para evitar golpes financeiros – parte 1”

  1. Jorge Silva disse:

    Muito interessente as informações prestadas até aqui. Contudo não consegui obter dados sobre uma empresa de consórcio, exemplo: Se esta realmente filiada a ABAC, atuação no mercado correspondente aos planfetos recebidos, razão social e coisas desse tipo, e que podem nos dar a tranquilidade em participar de consórcio. A empresa pesquisada neste caso é a SERVOPA. até onde pude averiguar uma companhia sólida.

    • ABAC disse:

      Olá, Jorge!

      Informamos que a SERVOPA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA (www.consorcioservopa.com.br), inscrita no CNPJ/MF sob nº 76.515.071/0001-99, tem autorização do Banco Central do Brasil para administrar grupos de consórcios e é associada à ABAC. Recomendamos que consulte o site da ABAC – http://www.abac.org.br/a-abac/administradoras-associadas – para encontrar as Administradoras de Consórcios associadas à ABAC.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS