TOP 10: Estados destaques no consórcio de veículos leves

09 . dez . 2019

O consórcio de veículos leves é o maior do Sistema de Consórcios: lidera em vendas, contemplações e em participantes ativos. No post de hoje, vamos conhecer o desempenho deste segmento pelos estados, de janeiro a setembro deste ano.

Importante: como entender as tabelas deste post

O valor apresentado na cédula do meio representa o total acumulado no 1º semestre de 2019. As setas ↑↓ indicam a movimentação da UF no ranking em relação ao mesmo período de 2018: alta ou queda. Já o número entre parênteses, representa a quantidade de posições em que essa movimentação ocorreu. ↔ indica que a posição permaneceu a mesma.

Top 10: vendas do consórcio de veículos leves

Todos os estados registraram alta em relação ao período de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano passado. Com exceção do Mato Grosso, que registrou pequena queda de 0,5%.

O estado que continuou liderando as vendas de consórcios de veículos leves foi São Paulo. Foram vendidas 249.201 cotas, 7,4% a mais que as 232.017 vendidas em 2018. Na sequência, continuou Minas Gerais, com alta de 6,3%. Em terceiro lugar ficou o Rio de Janeiro, que no mesmo período do ano passado estava em quarto, mas subiu uma posição ao aumentar em 17,7% suas vendas do período.

O Paraná, que também registrou alta de 18% nas vendas, ficou em quarto lugar, também subindo uma posição. E a Bahia, que cresceu 5%, caiu do terceiro lugar para o quinto. Já Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Ceará se mantiveram nas mesmas posições. Quem entra no top 10 é Pernambuco, que teve aumento de 16,2%. Confira:

Top 10: participantes do consórcio de veículos leves

Com muitas oscilações nos desempenhos, e queda em quatro estados do top 10 (Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará), o ranking de participantes do consórcio de veículos leves continuou liderado por São Paulo (1.020.367) e Minas (394.719). Mas observamos uma movimentação entre o terceiro e o sexto lugar. Paraná e Rio Grande do Sul (que registrou a maior alta do País, de 13,9%) sobem uma posição, enquanto Bahia e Rio de Janeiro perdem uma.

Goiás, Santa Catarina e Ceará mantiveram suas posições. E quem entrou para o top 10, em décimo, foi Mato Grosso, com 10,5% a mais de consorciados, a segunda maior alta do País. Quem deixa o ranking é Pernambuco, apesar do crescimento de 1,4%.

Top 10: contemplações do consórcio de veículos leves

São Paulo e Minas Gerais também lideram em contemplações, com 112.411 e 48.609 contemplações, respectivamente. E, assim como em participantes, o Paraná também desbancou a Bahia, ao contemplar 2642 consorciados a mais, e aumentar em 3,4% seu desempenho em relação a 2018.

Rio Grande do Sul (-1,1%), Rio de Janeiro (-5%), Goiás (+3,5%) e Santa Catarina (+3,3%) mantiveram suas posições. Já o Ceará, apesar de aumentar em 2,7% suas contemplações, caiu uma posição, ficando em 10º. Quem desbancou esse estado e entrou no top 10, na nona posição, foi Pernambuco (+7,9%, ao contemplar 13.859 consorciados).

Os dados acima têm como fonte a ABAC e o Banco Central do Brasil.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS