Sistema de Consórcios em julho/2022: dados econômicos

25 . ago . 2022

O Sistema de Consórcios manteve o ritmo crescente verificado, mês após mês, de janeiro a julho de 2022. As adesões ultrapassaram 2,21 milhões, registrando 11,7% de crescimento. Já o tíquete médio de julho anotou avanço, o que elevou o valor dos negócios realizados. 

Dos seis indicadores, cinco apontaram aumentos nos totais das vendas de novas cotas: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 82,6%; veículos pesados, com 51,3%; imóveis, com 26,6%; motocicletas, com 7,7%; veículos leves, com 2,1%, enquanto serviços mostraram retração de 22,6%. 

Confira no quadro abaixo o resumo do desempenho do Sistema de Consórcios de janeiro a julho de 2022. Os dados estão em comparação com o mesmo período de 2021. Eles foram compilados pela assessoria econômica da ABAC. Caso tenha dúvida sobre os indicadores, leia o post Entenda os números do Sistema de Consórcios.

Resultados do Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

No maior segmento com consorciados ativos no Sistema de Consórcios, houve alta de 8,9% nos negócios realizados de janeiro a julho. O tíquete médio de julho aumentou 9,7%. Houve ainda crescimento em vendas de novas cotas, contemplações e créditos concedidos no período. O total de consorciados ativos avançou 7,3% nos sete meses do ano, quando comparado com o anterior.

Consórcio de Motocicletas

Nos consórcios de motocicletas, segundo maior volume de consorciados ativos do Sistema de Consórcios, os resultados foram crescentes em todos os indicadores. Os principais destaques ficaram com os créditos acumulados nas comercializações, com 20,8%, e aqueles com os créditos concedidos, com 25,4%. O aumento de 7,7% nas vendas de novas cotas, de janeiro a julho, e a alta de 15,3% no tíquete médio de julho também predominaram.

Consórcio de Veículos Pesados

Nos sete meses deste ano, os consórcios de veículos pesados mantiveram o ritmo de crescimento em quatro dos seis indicadores setoriais. O principal destaque foi o avanço de 51,2% no acumulado de adesões. Já os créditos comercializados anotaram 16,9% de aumento nos negócios. Por fim, o acumulado de consorciados contemplados aumentou em 18,6%.

Veja outras informações sobre o consórcio de máquinas agrícolas, que se insere no segmento de veículos pesados, baixando este infográfico.

Consórcio de Imóveis

Com a chegada de 362,46 mil novos consorciados no segmento de imóveis, a alta chegou a 26,6% no acumulado de janeiro a julho. Paralelamente, apesar da pequena retração do tíquete médio de julho, houve aumento de 19,9% nos créditos comercializados no período. A somatória de consorciados contemplados e de créditos disponibilizados também registraram evoluções: 11,0% e 5,0%, respectivamente.

Saiba mais sobre o segmento no infográfico Por Dentro do Consórcio de Imóveis.

Consórcio de Eletroeletrônicos

Os consórcios de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis registraram aumento de 82,6% no acumulado de vendas de cotas. Os créditos contratados, relativos a essas adesões, chegaram a 13,5% de alta, mesmo com a redução de 46,4% do tíquete médio de julho. Houve ainda avanço de 73,6% no total de participantes ativos no mesmo mês. Já nas contemplações, o avanço foi de 62,7%, porém sem evolução nos créditos disponibilizados, que se manteve estável.

Consórcio de Serviços

Houve alta de 8,7% no tíquete médio de julho, mesmo com a redução das vendas de novas cotas. Com isso, o volume acumulado de negócios contratados ficou acima dos R$ 500 milhões. Em paralelo, a soma de créditos concedidos aos consorciados contemplados, totalizou mais de R$ 355 milhões, alta de 12,6%.

Para acompanhar outros números do setor, baixe o Boletim do Sistema de Consórcios. Clique aqui.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS