Sistema de Consórcios em outubro/2025: dados econômicos

02 . dez . 2025

O crescimento continuo do Sistema de Consórcios, nos últimos anos, reafirma a grande demanda pela modalidade com objetivo de adquirir bens ou contratar serviços pelo meio mais simples e econômico disponível no mercado. Conheça em detalhes os resultados obtidos de janeiro a outubro de 2025.

Com alta de 15,7% nas vendas, o Sistema de Consórcios chegou ao décimo mês do ano computando 4,34 milhões de cotas vendidas. Sendo assim, esse ano o setor já superou todo o volume de vendas registrado no acumulado de 2023: 4,18 milhões. Também ficou perto de superar, em dez meses, o total vendido em 12 meses de 2024, ocasião em que foram contabilizadas 4,49 milhões de adesões.

De acordo com a assessoria econômica da ABAC, na divisão entre os segmentos o total de cotas vendidas ficou assim: 1,63 milhão em veículos leves; 1,22 milhão em motocicletas; 1,14 milhão em imóveis; 169,94 mil em veículos pesados, 143,47 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 50,99 mil em serviços. 

Confira no quadro abaixo o resumo dos principais indicadores:

Dados elaborados pela assessoria econômica da ABAC, referentes ao período de janeiro a outubro de 2025, em comparação com igual período de 2024.

Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

Ao encerrar o décimo mês do ano, o consórcio de veículos leves, segmento com mais participantes ativos do Sistema de Consórcios, cresceu 10,1%. As vendas de cotas aumentaram 12,4%, com créditos comercializados avançando 16,6%, somando R$ 113,07 bilhões, de janeiro a outubro. A alta de 5,6% do tíquete médio também contribuiu para a ampliação dos resultados. Nos dez meses, o acumulado de vendas atingiu 1,63 milhão de cotas.

Consórcio de Motocicletas

O consórcio de motocicletas, segundo maior segmento em volume de participantes ativos, registrou alta de 8,9% nas vendas de cotas, de janeiro a outubro. Os respectivos créditos comercializados avançaram 18,8%, com um tíquete médio 7,1% maior em outubro, na comparação com um ano antes. Enquanto a soma de participantes ativos no décimo mês anotou progresso, os consorciados contemplados se retraíram e, inversamente, os correspondentes créditos disponibilizados cresceram.

Consórcio de Veículos Pesados

O segmento de veículos pesados inclui máquinas agrícolas, caminhões e outros bens, como ônibus, embarcações, aeronaves e implementos rodoviários e agrícolas. O volume de créditos comercializados aumentou 16,9% no acumulado de janeiro a outubro, considerando ainda o avanço de 59,7% no tíquete médio de outubro. Enquanto as adesões somadas no período registraram retração de 16,8%, puxadas basicamente pela tendência de baixa nas vendas de caminhões e implementos, as contemplações e as correspondentes liberações de créditos se ampliaram no período. 

Consórcio de Imóveis

De janeiro a outubro, todos os indicadores do consórcio imobiliário apresentaram resultados positivos. Tal fato comprova a grande procura pela modalidade por aqueles que desejam um imóvel para morar ou por investidores que pretendem formar ou ampliar patrimônios, inclusive buscando renda extra. O destaque foi o crescimento de 52,6% nos créditos comercializados no período. 

Consórcio de Eletroeletrônicos

O consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis fechou o período de janeiro a outubro deste ano com quatro indicadores positivos, um em retração e um estável. Houve crescimento em vendas de cotas, créditos comercializados, tíquete médio e créditos disponibilizados. As contemplações apresentaram estabilidade e somente os participantes ativos mostraram queda. Os principais destaques no período foram as altas do tíquete médio de outubro, com 44,8%, e o acumulado de créditos comercializados, com avanço de 74,3%.

Consórcio de Serviços

De janeiro a outubro, o consórcio de serviços registrou quatro indicadores positivos, um negativo e um estável. Ao proporcionar diferenciais únicos como flexibilidade e diversidade por ocasião da utilização dos créditos, o mecanismo acumulou quase R$ 550 milhões em créditos disponibilizados. Ao anotar crescimento de 14,6% nas vendas de cotas na comparação com o mesmo período de 2024, houve também avanço de 26% em créditos comercializados.

Aproveite para conhecer o Boletim do Sistema de Consórcios e tenha acesso aos indicadores de forma mais detalhada. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS