Sistema de consórcios em janeiro/2023: dados econômicos

28 . fev . 2023

Em janeiro de 2023, o Sistema de Consórcios manteve o ritmo de evolução nos bons resultados acumulados em 2022. O setor elevou o volume de vendas, apoiando-se no aumento do tíquete médio com consequente alta dos negócios realizados.

Dos seis segmentos, quatro registraram alta nas somas das comercializações: imóveis, com 32,9%; motocicletas, com 15,3%; veículos leves, com 12,7%; e, veículos pesados, com 7,5%. Somente dois apontaram redução: serviços, com -54,6%; e, eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 7,9%; que pouco interferiram no avanço geral de 13,0% das vendas de janeiro.

Caso tenha dúvidas no entendimento destes indicadores, recomendamos a leitura do post a seguir:

Veja abaixo o resumo publicado em nosso perfil do Instagram com os principais indicadores do Sistema de Consórcios em janeiro de 2023. Eles foram compilados pela assessoria econômica da ABAC e estão em comparação com janeiro de 2022.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ABAC – Associação Bras. de Administradoras de Consórcios (@abacweb)

Resultados por segmento

Consórcio de Veículos Leves

Em janeiro, houve pouco mais de 140 mil de novas vendas de novas cotas do consórcio de veículos leves. Os créditos comercializados, decorrentes dessas adesões, alcançaram quase R$ 8 bilhões. Avanços também foram registrados em tíquete médio e créditos disponibilizados. Apenas o número de contemplações anotou retração. 

Consórcio de Motocicletas

O consórcio de motocicletas, que é o segundo maior em volume de consorciados ativos, iniciou 2023 com altas em todos os indicadores. O destaque ficou por conta dos créditos comercializados, com mais de 30% de crescimento. O total das adesões avançou 15,3% sobre o atingido no mesmo mês em 2022. Vale ressaltar ainda o volume de créditos disponibilizados, que chegou a R$ 1 bilhão logo no primeiro mês do ano.

Consórcio de Veículos Pesados

Em janeiro, o segmento de pesados apresentou resultados positivos nas vendas de novas cotas. Porém, com a preferência por tíquetes menores, houve retração de 18,6% nos créditos comercializados. Voltados principalmente ao transporte rodoviário de cargas e de passageiros, além das atividades no agronegócio, o setor anotou bons resultados em consorciados ativos e contemplações, com aumentos de 40,0% e 19,3%, respectivamente.

Consórcio de Imóveis

Ficou por volta de 30% o aumento contabilizado em adesões e consorciados ativos, no consórcio de imóveis em janeiro de 2023. O grande destaque entre os indicadores foi participantes ativos, que contabilizou crescimento de 40% em relação a um ano antes.

Consórcio de Eletroeletrônicos

No primeiro mês do ano, o consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis registrou crescimento de um único indicador: participantes ativos, acima de 40%. Apesar das queda nos demais indicadores, há semelhança com as vendas de eletroeletrônicos no comércio. Este período é caracterizado por uma redução desempenho. Contudo, durante os demais meses, a recuperação acontece gradativamente em ambas as situações.

Consórcio de Serviços

No começo de 2023, o número de participantes ativos no consórcio de serviços permanece acima de 200 mil participantes. Com 203,41 mil consorciados, a alta foi de 4% em relação a janeiro de 2022. Apesar das retrações em cinco dos seis indicadores, o segmento sinaliza recuperação futura com quedas tradicionais nos primeiros meses do ano.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , ,

6 respostas para “Sistema de consórcios em janeiro/2023: dados econômicos”

  1. Rudimar A. Barszcz disse:

    Ótimas informações sobre o Negócio/ Consórcios

  2. Rudimar Barszcz disse:

    Boa dia, sempre bom nos mantermos informados sobre o setor de consórcios.

  3. Como Esta o mercado de consorcio para Veículos eletricos ( leves e de carga leve) no Brasil ?
    obrigado

    • ABAC disse:

      Olá, Ricardo!

      Pesquisa recente da ABAC – em primeira mão, para você, porque ainda não foi divulgada 😉 – mostrou que 33% das empresas consultadas venderam cota de veículo elétrico nos últimos 12 meses.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS