Adesões ao consórcio de máquinas agrícolas crescem 350%

20 . jun . 2023

As adesões ao consórcio de máquinas agrícolas têm acompanhado o agronegócio brasileiro. Nada mais natural, afinal o Sistema de Consórcios se tornou fundamental para o planejamento agrícola e pecuário. Considerando as 11,62 mil cotas vendidas em março de 2023, o segmento registrou alta de 350% nos últimos cinco anos.

O resultado alcançado em março deste ano evidencia a forte procura por cotas do segmento. Isto porque o desempenho foi bem superior ao alcançado em março de 2019, ocasião em que foram vendidas 2,58 mil cotas. Desta forma, o consórcio vem crescendo a cada ano no meio produtivo, ao gerar lucratividade e reduzir despesas. Assim, o mecanismo proporciona avanços constantes em toda a cadeia do agronegócio, que é propulsora da economia nacional.

Veja no gráfico abaixo a participação do agronegócio no PIB do Brasil e a estimativa para 2023:

O presidente executivo da ABAC, Paulo Rossi, explica que o crescimento do consórcio de máquinas e implementos agrícolas contribui para a expansão do agronegócio e, consequentemente, para o crescimento econômico do país.

“Depois de atravessar as adversidades decorrentes das turbulências vivenciadas na pandemia, bem como as condições climáticas em várias regiões, o mecanismo confirma que suas características e vantagens são os diferenciais que sensibilizam produtores e criadores. Isto ocorre pelas peculiaridades adequadas ao planejamento do plantio e da produção animal”, pondera.

Simplicidade e economia no consórcio de máquinas agrícolas

O fato de ser uma forma mais simples e econômica de adquirir bens, justifica o aumento das vendas de novas cotas nos grupos de consórcios. “O produtor-consorciado objetiva reduzir custos e aumentar a lucratividade. Ao escolher o consórcio, ele considera fatores como prazos de duração, datas de pagamentos adequados, taxa de administração, custo final, linha de crédito sempre disponível, entre outros. É uma forma de adquirir máquinas, equipamentos, instalações, móveis ou fixas, com alta tecnologia embarcada”, acrescenta.

O Sistema de Consórcios também oferece oportunidades para aquisição de outros tipos de bens e serviços relativos ao agronegócio. No setor de imóveis, por exemplo, os créditos podem ser utilizados na construção de galpões, silos e outras instalações nas propriedades, bem como nas áreas de confinamento e reprodução.  

Há ainda os que aderem aos consórcios para compra de aeronaves, especialmente voltadas ao manejo da lavoura. São exemplos a aplicação de fertilizantes, sementes, pulverização de defensivos, combate às pragas e até combate a incêndios.

Por meio do sistema de consórcios é possível, ainda, ao setor agropecuário investir na aquisição de drones, equipamentos de segurança e de geração de energia, na informatização de gestão e controle dos negócios e da meteorologia, em fertilização, entre outros.

Infográfico: “Por dentro do Consórcio de Máquinas Agrícolas”

A ABAC lançou uma nova edição do infográfico “Por dentro do Consórcio de Máquinas Agrícolas”. O material se baseia em pesquisa realizada em abril de 2023 pela assessoria econômica da associação. Ele traz informações detalhadas sobre o perfil dos participantes, além de dados do mercado, como taxa de administração média e crédito médio.

Clique na imagem abaixo para fazer o download:

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS