A ABAC divulgou o novo ICSC – Índice de Confiança do Setor de Consórcios, referente ao mês de setembro. Em sua terceira edição, o indicador apontou ligeira retração sobre as expectativas setoriais para o curto prazo, fechando em 62,2 pontos.
Lançado pela ABAC em maio, o ICSC vem referenciando o consumidor e os participantes do Sistema de Consórcios sobre a confiança das associadas da entidade para o futuro da modalidade como realizador de objetivos e contribuição para a economia brasileira. Além dos tradicionais indicadores estatísticos, publicados mensalmente, ele tem periodicidade bimensal.
Em sua primeira edição, o ICSC somou 64 pontos. Já na segunda, em julho, registrou crescimento e atingiu 68,2 pontos. Dessa forma, reafirmou a confiança das empresas que responderam ao questionário, visto que se manteve acima dos 50 pontos. Já o resultado da 3ª edição, baseada no mesmo questionário, ficou 6 pontos abaixo do alcançado no último levantamento.
A avaliação do economista da ABAC, Luiz Antonio Barbagallo, criador do índice, é de que a pequena redução se deveu à cautela demonstrada, principalmente com relação ao comportamento da economia brasileira. “A quantidade de respostas na opção ‘sem alterações’ aumentou. Em contrapartida, na opção ‘melhorou’, diminuiu, fato que ocorreu também em relação ao Sistema de Consórcios”, destacou.
O ICSC varia de 0 a 100 pontos sendo que, estando acima dos 50 pontos, indica a confiança dos empresários que atuam no setor de consórcios. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos, demonstra a falta de confiança. Portanto, apesar da retração, o ICSC permanece bastante acima dos 50 pontos, ressaltando a confiança das administradoras de consórcios.
Além do ICSC, a ABAC disponibiliza orientações e informações setoriais sobre o consórcio. Dados de mercado, empresas associadas, educação financeira e funcionamento do consórcio estão disponíveis gratuitamente. Conheça e baixe os conteúdos clicando aqui.
Deixe um comentário