Consórcio de serviços ultrapassa 100 mil participantes ativos

14 . out . 2019

No mês de agosto de 2019, o consórcio de serviços atingiu uma marca histórica para o segmento. A marca de 100 mil participantes ativos foi ultrapassada. É a primeira vez que isso acontece, em pouco mais de dez anos de sua criação.

Quando comparado ao total obtido um ano antes, em agosto de 2018, a alta no total de participantes ativos no segmento de serviços foi de 50,3%. Naquela ocasião, eram 68,5 mil. Em quatro anos, o contingente de consorciados do segmento quadruplicou: em fevereiro de 2015 eram 25,5 mil.

O crescimento do consórcio de serviços vem mostrando sua aceitação junto ao mercado consumidor, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Isso se deve especialmente por suas características de flexibilidade e diversidade de uso por ocasião das contemplações e por suas vantagens financeiras. Saiba mais sobre essas vantagens no post Como funciona o consórcio de serviços.

Adesões ao consórcio de serviços: quase 62% de alta


Entre janeiro e agosto de 2019, as adesões ao consórcio de serviços acumularam alta de 61,7%. Foram contabilizadas as vendas de 46,99 mil cotas, ante 29,05 mil no mesmo período de 2018. Os negócios correspondentes a essas adesões aumentaram 79,1%. Foram de R$ 215,3 milhões para R$ 385,6 milhões este ano. Um dos fatores que propiciaram esse avanço foi a evolução de 26,1% no tíquete médio. Subiu de R$ 7,51 mil, em agosto de 2018, para R$ 9,47 mil, em agosto deste ano.

No acumulado do ano até agosto, também cresceram as contemplações. Foram 19,35 mil consorciados contemplados, 60,1% superior aos 12,08 mil no mesmo período do ano passado. Decorrente dessa alta nas contemplações, também cresceu o volume de recursos financeiros disponibilizados pelo Sistema de Consórcios para contratação de serviços. Passou de R$ 67,23 milhões, entre janeiro e agosto de 2018, para R$ 107,47 milhões este ano.

Em abril, a assessoria econômica da ABAC divulgou dados de uma pesquisa para identificar qual a destinação dos créditos do consórcio de serviços. Na ocasião, a contratação de serviços residenciais foi a principal, com 45,3%. Nessa categoria se enquadram, por exemplo, pequenas reformas, serviços de hidráulica e eletricidade, decoração, ajardinamentos e pinturas. Saiba mais detalhes desse levantamento clicando aqui.

Confira o resumo do desempenho do consórcio de serviços no quadro abaixo:

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