[É recorde!] Mais de 10 milhões de consorciados ativos em outubro

28 . nov . 2023

O total de consorciados ativos no Brasil superou o patamar de 10 milhões pela primeira vez em sua história. Dados da assessoria econômica da ABAC indicam o crescimento constante do interesse pela modalidade, já que em outubro o setor alcançou resultados recordes.

O indicador de participantes (ou consorciados) ativos foi o grande destaque do Sistema de Consórcios no 10º mês do ano. Ao alcançar os 10,05 milhões de consorciados, ultrapassou em 9,5% os 9,18 milhões registrados há um ano, no mesmo mês. Desta forma, com mais de seis décadas de criação, a modalidade vem ampliando sua presença nos vários segmentos da economia. Assim, contribui para o crescimento de vários setores, possibilitando a realização de objetivos pessoais e empresariais.

“O recente recorde do Sistema de Consórcios é justificado pelo aumento de opções feitas pelo consumidor brasileiro que, ao  decidir pela compra de bens ou contratação de serviços, planeja seus compromissos mensais dentro do orçamento, administrando com conhecimento suas finanças pessoais”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Maior que as populações de Grécia e Portugal

Para se ter ideia do peso dos resultados de outubro em consorciados ativos, podemos comparar o total de consorciados ativos com o tamanho da população de alguns países. Os 10,05 milhões se aproximam de nações como Grécia (10,42 milhões de habitantes), Portugal (10,34 milhões) e Suécia (10,09 milhões).

A “nação” de consorciados supera ainda a população de países como Emirados Árabes Unidos (9,89 milhões) e Áustria (9 milhões). É mais que o dobro do tamanho da Irlanda (4,94 milhões) e quase três vezes a população do nosso vizinho, Uruguai, com cerca de 3,47 milhões de habitantes.

“As boas performances verificadas nos diversos indicadores são consequência da mudança de postura dos consumidores. Com confiança e credibilidade, eles têm optado pelo mecanismo, ano após ano, sempre considerando a capacidade financeira para realizar seus objetivos”, complementa Rossi.

Consorciados ativos por segmento

Nos 10,05 milhões de consorciados ativos em outubro, as altas ficaram assim distribuídas: 22,8% nos veículos pesados; 15,5% nos imóveis; 10,8% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; 9,4% nas motocicletas; 6,0% nos veículos leves; e apenas uma retração de -5,6% em serviços.

Saiba mais do desempenho do Sistema de Consórcios em outubro, por segmento, no post abaixo:

Considerando todos os segmentos em que o mecanismo está presente, a distribuição de participantes ativos, ou seja, o percentual que cada um representa dentro do total de consorciados, ficou assim distribuído: 43,6% em veículos leves; 27,9% em motocicletas; 16,4% em imóveis; 7,5% em veículos pesados; 2,8% em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 1,8% em serviços.

Por fim, chama atenção ainda a evolução dos consorciados ativos ao longo da última década – veja na imagem abaixo. Considerando apenas os resultados de outubro, o Sistema de Consórcios viu seu número de participantes ativos evoluir anualmente desde 2018.

Veja abaixo o post que fizemos em nossas redes sociais sobre a conquista da marca de 10 milhões de participantes e aproveite para nos seguir!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por ABAC – Associação Bras. de Administradoras de Consórcios (@abacweb)

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS