Garantia de entrega, valor da parcela e facilidade de retirar o bem. Esses foram os critérios mais avaliados pelos consumidores na hora de aderir ao consórcio. Foi o que revelou a nova pesquisa da ABAC, realizada pela Quorum Brasil junto a mil consorciados de todo o País.
A pesquisa mostrou que a média de satisfação do consorciado é boa: 8,11, principalmente quando comparada a outros mercados. Os critérios de satisfação foram divididos em três grupos de relevância.
O principal critério registrado foi a garantia de entrega do bem, com 17,4% das citações, evidenciando a preocupação do consumidor com o recebimento do bem quando da contemplação. Em segundo lugar apareceu o valor da parcela, com 14,4%, revelando a atenção e a responsabilidade do consorciado quanto a um investimento compatível com seu orçamento mensal.
Na sequência, foram apontados outros aspectos do critério para adesão. A taxa de administração em penúltimo lugar com 5,7%, confirmando não ser esse um item decisivo para o consorciado para sua participação no Sistema de Consórcios.
Considerados os diversos tipos de produtos possíveis de serem adquiridos com consórcio e a média geral de satisfação superior a 8, os participantes refletiram suas avaliações positivas em recompra e recomendações.
Do total, 82% recomendariam o consórcio a um amigo, enquanto 45% comprariam uma nova cota no futuro.
Quando indagados se fizeram bom negócio ao comprar uma cota, 68% dos entrevistados disseram ter certeza que sim, quatro pontos percentuais a mais que o citado na última pesquisa, há um ano. Em outros 18% houve a menção “em dúvida”, formados basicamente pelos ainda não contemplados.
Está pensando em fazer trocar de carro, comprar um imóvel ou abrir um negócio? Clique aqui e descubra se o consórcio é ideal para você.
Confira ainda 10 motivos para fazer um consórcio. E, caso fique alguma dúvida, deixe um comentário ou envie um e-mail para [email protected].
E para saber mais sobre a pesquisa 2018, leia também:
46% dos consorciados têm até 39 anos
Família e amigos influenciam na compra do consórcio
Ótima informação. Parabéns pela pesquisa.
Obrigada, Guilherme!