7 dicas para cuidar das finanças durante a pandemia

07 . abr . 2020

As medidas de isolamento social estão impactando a vida das pessoas, e, especialmento, o bolso. Por isso, cuidar das finanças se tornou mais do que essencial.

Seja você um empresário ou autônomo que viu seus rendimentos caírem; um profissional que perdeu o emprego ou mesmo que continuou empregado, mas viu sua rotina mudar ao adotar o sistema home office, fique atento! O momento pede atenção redobrada com o orçamento.

Separamos aqui 7 dicas para ajudar você a manter o orçamento em dia durante esse período de pandemia.

1) Organize seu orçamento

Aproveite o tempo em casa para colocar seu controle do orçamento em dia. Comece lembrando e registrando todas as suas despesas e receitas do mês. A ABAC oferece uma planilha grátis para ajudá-lo nessa tarefa – clique aqui para baixar. Isso também vai te ajudar a seguir as próximas dicas.

2) Elimine desperdícios

Passar mais tempo em casa pode fazer aumentar o desperdício. Por isso, atente-se a pequenas atitudes que podem fazer a diferença, como desligar da tomada equipamentos elétricos sem uso, tomar banhos rápidos, apagar as luzes ao deixar um cômodo, fechar a torneira ao escovar os dentes ou não deixar alimentos estragarem na geladeira. Para ver mais exemplos de desperdícios que podem ser cortados, clique aqui.

3) Controle as compras pela internet

Ainda que as inúmeras promoções que surgiram no período pareçam imperdíveis, não se empolgue nas compras pela internet. Comprar algo por impulso tende a gerar endividamento. Avalie se o item é realmente necessário ou se pode esperar outra oportunidade. E, principalmente, saiba identificar se o bem desejado é realmente uma necessidade ou um desejo – aprenda a identificar nesse post.

4) Cozinhe

Embora a comodidade do delivery seja tentadora, essa é uma ótima oportunidade de diminuir os gastos com alimentação. Além disso, cozinhar pode ser uma atividade em família e um bom passatempo.

5) Junte dinheiro

Quem está em isolamento, mas manteve suas receitas, pode aproveitar para criar uma reserva financeira. Isso porque, ficando em casa, diminuímos os gastos com shopping, cinema, restaurante e a vida noturna em geral. Esse hábito de gastar menos do que recebe é um dos costumes que, se matidos, permitirão a você realizar sonhos.

6) Cuide da sua reserva financeira

Quem está usando a reserva financeira precisa de atenção redobrada. É hora de mudar os hábitos, cortar gastos e tentar viver com o mínimo possível, até porque não se sabe até quando essa situação vai durar. Avalie por quanto tempo você conseguirá se manter com esses recursos e mantenha o orçamento sempre atualizado.

7) Tente renegociar suas dívidas

Tente renegociar as dívidas, principalmente se tiver ficado sem renda. Bancos anunciaram a prorrogação do prazo de boletos, o governo postergou a cobrança de alguns impostos, a cobrança do crédito estudantil foi suspensa e até mesmo o aluguel pode ser discutido com o locador. Havendo extrema necessidade, consulte possibilidades de empréstimos. “Mas não se deve tomar emprestado mais do que o necessário para os gastos que são essenciais”, alerta a contadora Josi Schneider.

Pronto para praticar? Aproveite também para ler nossa cartilha gratuita “Como a educação financeira pode ajudar a melhorar a sua vida”. Clique aqui para baixar.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

Uma resposta para “7 dicas para cuidar das finanças durante a pandemia”

  1. Moacir Chiarelli disse:

    A pandemia está fazendo o povo refletir mais sobre assuntos familiares, profissionais e religiosos.
    Todos irão mudar, mais ou menos, nessas três áreas.
    Quanto a família é um bom momento da valorização da casa própria e o consórcio pode fazer a diferença.
    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS