5 estratégias para tornar o 13º um aliado do orçamento

05 . dez . 2023

Neste fim de ano, saber o que fazer com o 13° salário pode significar um importante alívio para as finanças do trabalhador brasileiro. Por isso, conheça 5 estratégias para o tornar 13º salário um aliado do orçamento familiar.

Em nota recente enviada à imprensa, o DIEESE stima que até o final de dezembro, o pagamento do 13º salário tem o potencial de injetar cerca de R$ 291 bilhões na economia brasileira. O montante representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e beneficiará 87,7 milhões de brasileiros.

Se você faz parte deste grupo e quer saber como usar a renda extra de forma mais consciente, confira as dicas elencadas pela empresária contábil, Mônica Porto, considerada a 4ª contadora mais influente do Brasil.

1. Reserve para Emergências

Dedique uma parte do 13º para criar ou fortalecer sua reserva de emergência. Isso proporcionará segurança financeira em situações inesperadas.

2. Quitação de Dívidas:

Priorize o pagamento de dívidas, especialmente as com juros mais altos. Livrar-se delas alivia o orçamento mensal e é um investimento em tranquilidade financeira.

3. Invista no Conhecimento

Considere investir em cursos ou treinamentos que aprimorem suas habilidades profissionais. Essa pode ser uma maneira estratégica de potencializar seu crescimento profissional.

4. Planeje suas Compras

Planeje suas compras de final de ano. Antecipar-se às despesas natalinas pode evitar gastos impulsivos e permitir melhores escolhas.

5. Contribuição para investimentos

Destine uma parte do 13º para investir no seu futuro. Por exemplo: Contribuir para a aposentadoria é um passo fundamental para garantir uma vida financeira estável no longo prazo.

*DICA BÔNUS* Opções para uso do 13º no consórcio

Quem já é participante do Sistema de Consórcios também pode se atentar para algumas formas de utilizar o 13º salário. Uma delas é para os consorciados inadimplentes, que agora tem à disposição um recurso extra para regularizar sua situação. Outra é a possibilidade de antecipar prestações ou amortizar o saldo devedor. Por fim, o recurso extra também pode ser utilizado para ofertar um lance.

Saiba mais sobre as formas de utilizar os recursos do 13º salário no Sistema de Consórcios no post abaixo:

Agora que você já sabe o que pode fazer que tal colocar em prática? Assim, o 13º se torna mais do que um bônus temporário, transformando-se em uma ferramenta estratégica para fortalecer seu orçamento e alcançar metas financeiras.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS