13 Invenções brasileiras que amamos

24 . nov . 2021

Que o brasileiro é um povo criativo ninguém duvida. Mas poucos conhecem as inúmeras invenções brasileiras que fizeram ou fazem sucesso no mundo. Listamos aqui 13 que merecem destaque.

1. Samba: Nasceu entre os escravos, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Começou na Bahia, mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido – durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades, visto que o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época.  

2. Feijoada: Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, a feijoada (prato com técnica européia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas. Posteriormente, foi tratada como símbolo do Brasi.

3. Avião: em 1906, Alberto Santos Dumont decolou com o 14-Bis em Paris, num voo de aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave a essa distância de forma autônoma, o que fez de Dumont conhecido por toda a Europa, apesar das contestações dos irmãos Wright.

4. Urna eletrônica: essa invenção brasileira aconteceu em 1989, em Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas somente entrou em uso em 1996, em teste em 57 municípios. 

5. Coxinha: Há relatos de que o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu tinha como comida preferida coxa de galinha e, que, certa vez, ao perceber que não tinha, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, criando a coxinha. Há também quem acredite que tudo começou no desenvolvimento industrial paulistano, no século XX.

6. Radiografia: Em 1936, o médico brasileiro Manuel de Abreu criou um sistema que permitia fotografar os pulmões, por meio de chapas radiográficas, contribuindo para o diagnóstico de doenças como a tuberculose. A técnica foi batizada como “abreugrafia”.

7. Capoeira: A capoeira surgiu no Brasil, no século XVI, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Em 2008, ela foi registrada como bem cultural pelo IPHAN, e, em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

8. Walkman: Em 1972, Andreas Pavel, alemão naturalizado brasileiro, criou o aparelho de som portátil, o qual batizou de “stereobelt”. Após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony acabaram entrando em um acordo e a empresa reconheceu a autoria do invento.

9. Balão: A primeira tentativa de voo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709!

10. Brigadeiro: Em 1946, o Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente. Para arrecadar fundos para a campanha, a doceira Heloisa Nabuco de Oliveira inventou esse doce. O sucesso foi tanto que a receita foi passada para frente e hoje é uma das mais famosas por aqui.

11. Rádio: Roberto Landell de Moura, padre-cientista nascido no dia 21 de janeiro, no ano de 1861, em Porto Alegre, foi a primeira pessoa no mundo a transmitir a voz humana por ondas de rádio, sem fio. E o fez publicamente em pelo menos duas ocasiões que foram documentadas pela imprensa: uma em 1899 e outra em 1900.

12. Pão de queijo: Registros apontam que a receita foi criada em Minas Gerais, no século XVIII. Após 1950, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro.

13. Consórcio: A história do consórcio começou na década de 60, no Brasil, em uma época marcada pela escassez de crédito ao consumidor. A ideia de reunir pessoas em um grupo para formar uma poupança em comum e adquirir um bem foi posta em prática por um grupo de funcionários do Banco do Brasil. Assim, em Brasília, surgiu o primeiro consórcio, voltado para a compra de automóveis leves. Clique aqui para saber mais.

Viu só como o brasileiro é incrível? Qual outra invenção você destacaria? Deixa nos comentários!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS