O que posso comprar com consórcio?

18 . set . 2015

O consórcio é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo que nasceu aqui mesmo, no Brasil. Com ele, mais de 7 milhões de pessoas têm realizado sonhos e comprado uma infinidade de produtos ou contratado diversos tipos de serviços. No post de hoje, vamos ver exemplos do que você pode comprar com consórcio ao ser contemplado.

Mas, antes, é importante saber como funciona esse mecanismo. E é bem simples: no consórcio, várias pessoas se reúnem em um grupo fechado com o objetivo de formar uma poupança comum, da qual todos os participantes quando contemplados por sorteio ou lance têm o direito de usar o crédito contratado para comprar o bem ou serviço desejado, após apresentar as garantias nos termos do contrato.

Então vamos ver exemplos do que você pode comprar com consórcio?

Bens móveis

Ao participar de um grupo de bens móveis, você pode comprar diversos produtos, tais como:

  • Carros, camionetas e utilitários de todas as marcas e modelos;
  • Motocicletas e motonetas de todas as marcas e modelos;
  • Caminhões, ônibus, semirreboques, tratores e implementos agrícolas e rodoviários de todas as marcas e modelos;
  • Aviões, barcos e embarcações;
  • Sofás, guarda-roupas, camas e toda a mobília de sua casa ou escritório;
  • Fogão, geladeira, televisão, tablets, smartphones, computadores, entre muitos outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos para equipar sua casa ou empresa;
  • Equipamentos médicos e odontológicos.

Imóveis

Como o próprio nome diz, entrando para um grupo consórcio de imóveis, você pode comprar qualquer bem imóvel, construído ou na planta, como:

  • Casas e apartamentos;
  • Casas de veraneio ou de campo para passar as férias;
  • Imóvel comercial;
  • Terrenos;
  • Reformas.

E vale lembrar que é possível usar o FGTS no consórcio de imóvel para adiantar ou facilitar a aquisição da casa própria.

Serviços

O sonho de muita gente não envolve um produto específico, mas sim uma grande experiência de vida. E o consórcio também pode ajudar a realizar esses sonhos por meio dos grupos de serviços, com os quais você pode contratar qualquer tipo de serviço que precisar para alcançar seus objetivos pessoais, familiares ou empresariais.

Ou seja, no consórcio de serviços, você usa o crédito para contratar a empresa prestadora do serviço que deseja. Por exemplo: se o seu sonho é fazer uma grande viagem internacional, você pode entrar para um grupo de consórcio de serviços e, quando for contemplado por sorteio ou lance, pode usar ser crédito para contratar uma agência de viagem para comprar passagens, reservar sua hospedagem, programar roteiros etc.

Mas, além pagar os gastos com turismo e viagens, com o consórcio de serviços é possível realizar uma infinidade de sonhos, como:

  • Fazer um curso, uma faculdade ou uma pós-graduação, ou até planejar o pagamento da educação dos filhos;
  • Pagar os custos de festas e eventos, como formaturas ou casamentos;
  • Realizar tratamentos estéticos, como uma cirurgia plástica;
  • Realizar tratamentos ortodônticos, como colocar aparelho ou próteses dentárias;
  • Contratar serviços residenciais, como decoração, jardinagem, pintura, entre outros;
  • Tirar a carteira de motorista;
  • Contratar serviços de marketing, assessorias de comunicação, assessorias financeiras, empresas de telecomunicação etc.;
  • Pagar qualquer outro tipo de serviço que você precisar.

Você sabia?!

Se você já pensou em adotar um padrão de vida mais sustentável, algo que é cada vez mais tendência no Brasil e no mundo, saiba que, com o consórcio também é possível programar a aquisição de bens que utilizam “tecnologias limpas” para minimizar impactos ambientas e utilizar nossos recursos de forma inteligente, como bicicletas elétricas, sistemas de energia solar, sistema de reaproveitamento da água da chuva, torneiras e chuveiros, dentre outros. Você pode entrar em um grupo de consórcio de bens móveis ou até de serviços, para contratar a instalação ou manutenção desses sistemas.

Viu só quanta coisa é possível comprar com consórcio? Se você ficou interessado, confira agora 10 motivos para fazer um consórcio!

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

9 respostas para “O que posso comprar com consórcio?”

  1. solange Luiza freitas disse:

    gostaria de adquirir um consórcio para fazer uma cirurgia plastica

    • ABAC disse:

      Olá, Solange.

      A cirurgia plástica se enquadra na modalidade de consórcio denominado “serviços”. Consulte o site da ABAC – http://www.abac.org.br – para encontrar as Administradoras de Consórcios que atuam nesse segmento em sua região.

      Abraços

  2. […] E quanto ao consórcio (considero o melhor meio para aquisição de qualquer bem) independente do produto que você paga, você consumidor pode adquirir o que quiser com o crédito que é seu. Atente para as questões 18 e 19 do Banco Central, clicando aqui. Ahh.. mas o consórcio fala que se eu comprar o produto deles o crédito sai rápido ou ahhh está demorando para liberar o crédito. Amigão ou amigona: use os canais do Banco Central e da Ouvidoria do Ministério Público. Brasileiro precisa ser cidadão e não ser obrigado a nada. Só no Banco Central do Brasil uma reclamação procedente gera milhões de reais em multa a instituição financeira condenada. #ficaadica. Leia mais no blog da ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio) clicando aqui […]

  3. Daniel Sena disse:

    Olá . posso fazer o consórcio para alavancagem de capital para comprar cotas de fundo imobiliário?

  4. Marcelo disse:

    Consigo contratar consórcio pra equipamento industrial ? Mais precisamente uma impressora gráfica , cerca de 60k

    • ABAC disse:

      Marcelo,

      Ao ser contemplado o consorciado possui a faculdade de usar o crédito para comprar qualquer bem desde que pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Portanto, o seu contrato de consórcio deverá ter como referência qualquer dos bens da categoria 1, ‘a’, do art. 5º, XIII, da Circular nº 3.432/2009 do Banco Central do Brasil: “veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos”. Recomendamos a leitura da postagem “Categorias do consórcio para uso do crédito” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/uso-do-credito-consorcio-flexibilidade.

      Um abraço!

  5. Vagner disse:

    Consigo pagar meu financiamento de imóvel no banco com uma carta contemplada?
    Meu financiamento é no BB e a carta é da HS consórcio

    • ABAC disse:

      Olá, Vagner.

      O consórcio tem por objetivo ou a aquisição futura de bens e serviços ou a quitação total de financiamento de sua titularidade.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS