É possível renegociar dívida do consórcio?

31 . jul . 2020

Você já foi contemplado, mas teve imprevistos e está com parcelas em atraso. Entrou em contato com a administradora e enfrenta dificuldades para negociar a dívida. E agora, como proceder?

Primeiramente, é preciso compreender que a administradora de consórcios figura na qualidade de gestora dos negócios do grupo. Além disso, conforme determina a Lei nº 11.795/2008 (Lei dos Consórcios), em seu art. 3º, § 2º, o interesse do grupo de consórcio prevalece sobre o interesse individual do consorciado.

Dessa forma, nem sempre a empresa poderá negociar a dívida. Isso ocorre porque a viabilidade de tal negociação depende da conjuntura do grupo ao qual o consorciado pertence. Outra questão considerada é a situação do próprio consorciado.

Juros moratórios e multa

Em caso de atraso de prestação, a administradora poderá cobrar 1% de juros e 2% de multa, conforme estiver estipulado em contrato.

Metade (50%) dos juros moratórios e da multa decorrentes da inadimplência é destinada ao grupo e a outra metade (50%) à Administradora. A metade destinada ao grupo, a Administradora não pode deixar de cobrar, cabendo a ela a negociação apenas da parte que lhe compete.

Mas vale destacar que, mesmo essa parte, a Administradora não é obrigada a negociar, visto que a inadimplência implica em custos para a empresa. Saiba mais no post Atrasei a prestação do consórcio. E agora?

Consequências da inadimplência

O não pagamento das prestações mensais deixa você sujeito à negativação junto aos órgãos de proteção do crédito, bem como à retomada do bem dado em garantia por parte da sua Administradora. 

Para evitar a apreensão do bem, o consorciado deve efetuar o pagamento das prestações em atraso nos termos do contrato. Se esse for o seu caso, recomendamos que contate imediatamente a sua Administradora de Consórcios.

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , , , , ,

30 respostas para “É possível renegociar dívida do consórcio?”

  1. Jonas disse:

    Nao paguei durante 6 meses uma cota que adquiri, e consequentemente ela foi cancelada. Isso significa que estou devendo para o banco? Ou para alguem? Pois nao consta nada no meu CPF!

    • ABAC disse:

      Oi, Jonas!

      O consorciado desistente continua participando dos sorteios mensais na condição de excluído e tem direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Não serão restituídos valores pagos referentes à taxa de administração, bem como de fundo de reserva e de seguro, caso contratados; sendo possível, ainda, a aplicação de uma cláusula penal por quebra do contrato. Recomendamos a leitura da postagem “Como o crédito do consorciado desistente é atualizado” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/consorciado-desistente-credito-atualizacao. Caso sua dúvida persista, envie um e-mail para [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota.

      Um abraço!

  2. andre lucas silva sena disse:

    Fiz um consórcio de 26 parcelas de uma mota paguei 20 parcelas, atrasei 6 devido a pandemia e agora eles querem tomar minha moto. Eles podem realmente tomar ela?

    • ABAC disse:

      Olá, Andre.

      O não pagamento das prestações mensais deixa você sujeito à negativação junto aos órgãos de proteção do crédito, bem como à retomada do bem dado em garantia por parte da sua Administradora. Para evitar a apreensão do bem, o consorciado deve efetuar o pagamento das prestações em atraso nos termos do contrato. Recomendamos que contate imediatamente a sua Administradora de consórcios.

      Um abraço

  3. alexandre araujo disse:

    Olá! Já fui contemplando e Tive dificuldade para pagar algumas prestações nessa pandemia, trabalho como autônomo e fiquei sem renda por 6 meses, tentei retomar os pagamentos, liguei para administradora e eles estão me cobrando juros normais como se não tivesse acontecido nada, e falaram que não tem negociação desses valores, tem algum outro caminho para negociação?

  4. joao wictor disse:

    olá bom dia , meu consorcio esta com 6 parcelas em atraso , ja paguei 80% do bem , tentei negociar a divida com o escritorio de cobrança mas o mesmo estão me cobrando altos juros quase 2mil em cima das parcelas eles podem fazer isso , ou é abuso da parte deles¨.

    • ABAC disse:

      Olá, João!

      O débito consorcial corresponde à somatória das parcelas atrasadas no seu valor atualizado, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês, multa de 2%, honorários advocatícios e despesas de cobrança. Vale registrar que é perfeitamente legal a contratação de terceiros para que realizem a cobrança de dívidas, sendo devidos, por conseguinte, os respectivos honorários advindos de tais serviços prestados. Recomendamos a leitura da postagem “É possível renegociar dívida do consórcio?” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/e-possivel-renegociar-divida-do-consorcio

      Um abraço!

  5. fabio mendes disse:

    Tenho 70% do veículo pago através do consórcio, estou 2 meses inadimplente, nesse caso posso sofrer uma busca e apreensão?

    • ABAC disse:

      Olá, Fabio.

      O não pagamento das prestações mensais deixa você sujeito à negativação junto aos órgãos de proteção do crédito, bem como à retomada do bem dado em garantia por parte da sua Administradora. Para evitar a apreensão do bem, o consorciado deve efetuar o pagamento das prestações em atraso nos termos do contrato. Recomendamos que contate imediatamente a sua Administradora de consórcios. Sugerimos a leitura da postagem “Atrasei a prestação do consórcio. E agora?!” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/atrasei-a-prestacao-do-consorcio-e-agora.

      Um abraço!

  6. Alessandro disse:

    Boa tarde , tirei uma moto no consórcio Canopus , faltou paga 13 parcelas deram busca e apreensão não tenho mais a moto poso já tinha sido vendida , quero negociar pagar mas não consigo entra em contato com ADM e nem com acessória jurídica , mas já chegou processo judicial e não sei como resolver onde devo ir ?

    • ABAC disse:

      Olá, Alessandro!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  7. Marcia pinheiro modesto liras disse:

    Tenho um consórcio Volks devido pandemia atrasei algumas parcelas , Volks passa contrato para Paschoalotto fazer cobrança ,tenho valor das parcelas em atraso , cinco parcelas em atraso ,mas Pashoaloto está me cobrando a sexta que só vence dia 20/10 com um acréscimo de + R$ 1500 de taxas ,
    ABAC tem alguma influência ,será poderia intervir na Volks para gerar boleto sem essa taxa R$1.500 ??

  8. Valdir disse:

    Meu consórcio foi feito em 69 já paguei 57 tem 6 parcelas em atraso devido a pandemia eles tem direito a busca o carro

    • ABAC disse:

      Olá, Valdir!

      O não pagamento das prestações mensais deixa você sujeito à negativação junto aos órgãos de proteção do crédito, bem como à retomada do bem dado em garantia por parte da sua Administradora. Para evitar a apreensão do bem, o consorciado deve efetuar o pagamento das prestações em atraso nos termos do contrato. Recomendamos que contate imediatamente a sua Administradora e solicite informações complementares.

      Um abraço!

  9. marcos antonio de oliveira disse:

    bom dia, tenho um veiculo adquirido através do consorcio, e estou com 12 prestação em atraso, o carro já esta em busca e apreensão, o setor de cobrança esta me cobrando o valor de um outro carro de juros, quero fazer a quitação, queria saber se consigo diminuir esse valor se falar direto com o banco , sem ser através de prestadoras de serviços, por sinal esse grupo já finalizou.

    • ABAC disse:

      Olá, Marcos!

      O débito consorcial corresponde à somatória das parcelas atrasadas no seu valor atualizado, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês, multa de 2%, honorários advocatícios e despesas de cobrança. Para evitar a apreensão do bem, o consorciado deve efetuar o pagamento das prestações em atraso nos termos do contrato. Recomendamos a leitura da postagem “É possível renegociar dívida do consórcio?” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/e-possivel-renegociar-divida-do-consorcio. Caso haja interesse e para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  10. Luiz Fernando Vieira dos Santos disse:

    Ola, atrasei 5 parcelas do meu consórcio, estou tentando negociar mas o escritório responsável só me da uma alternativa ( pagar uma entrada das que estão atrasadas e o restante das atrasadas vem junto com as que vão vencer) pode isso? Estou querendo pagar a dívida e as que vão vencer separados.

    • ABAC disse:

      Olá, Luiz!

      O débito consorcial corresponde à somatória das parcelas atrasadas no seu valor atualizado, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês, multa de 2%, honorários advocatícios e despesas de cobrança. Vale registrar que nem sempre a Administradora poderá negociar a sua dívida, pois a viabilidade de tal negociação depende da situação econômico-financeira do grupo ao qual o consorciado pertence, bem como da situação do próprio consorciado. Caso possua interesse, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  11. Juciely disse:

    Olá!! Meu consórcio foi pro Jurídico e o carro já foi leiloado, mais eles não quer me informar o valor e muito menos o que foi abatido na dívida. O que devo fazer? Já liguei na financiadora e no advogados que a representa mais nunca me informam nada, só me cobram.

    • ABAC disse:

      Olá, Juciely!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  12. Leia Feitosa disse:

    Boa tarde!
    Minhas cotas foram comtempladas, porém por questão de saúde não pude trabalhar e automaticamente atrasei meu consórcio, agora estou tentando negociar e eles estão sendo irredutíveis, não querem acordo, querem que eu pague tudo avista, sendo que eu não tenho como pagar a divida avista, quero pagar duas parcelas por mês até quitar as cinco em atraso, mas eles não querem.

    • ABAC disse:

      Olá, Leia!

      Nem sempre a Administradora poderá negociar a sua dívida, pois a viabilidade de tal negociação depende da situação econômico-financeira do grupo ao qual o consorciado pertence, bem como da situação do próprio consorciado.

      Caso possua interesse, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  13. Monik disse:

    Estou com 5 ou 6 parcelas em atraso do dendando pagar já tem 2 meses mais da sento um empurra administradora empurra pra Honda e a Honda empurra pra administradora só quero pagar já tem 2 meses e não estou conseguindo

    • ABAC disse:

      Olá, Monik!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  14. Vinicius disse:

    Boa noite fiz um consorcio de um veiculo, fui contemplado, paguei mais da metade do consorcio e por motivos de trabalho e saude nao pude continuar pagando, o consorcio q eu estava ja se encerrou tem 3 anos. deram busca e apreensão no meu carro mais nao pegaram ele, ja tentei de todas as formas negociar com o escritorio juridico mais nao consigo. Eles estao cobrando duas vezes o valor do carro. Existe alguma forma de negociar isso pra quitação com algum desconto, ou se eles podem parcelar isso de uma forma mais viavel pra pagamento?

    • ABAC disse:

      Olá, Vinicius!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  15. Bruno disse:

    Boa noite fiz um consórcio e contemplado mas paguei algumas parcelas e parei por motivos pessoais e já tem 6 anos que fui contemplado sujaram meu nome mas não constam mais nada e está em busca e apreensão, gostaria de negociar para quitar como faço?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS