Sistema de consórcios em abril/2023: dados econômicos

25 . maio . 2023

No primeiro quadrimestre de 2023, o Sistema de Consórcios manteve a sequência de crescimento verificada nos anos anteriores. Mais uma vez, houve aumento no volume de vendas de novas cotas e, apoiando-se no avanço do tíquete médio de abril, com progresso dos negócios realizados.

Novamente, dos seis indicadores, quatro registraram evolução nos totais das comercializações: imóveis, com 18,4%; veículos pesados, com 16,3%; motocicletas, com 12,1%; e veículos leves, com 9,4%. Apenas dois setores tiveram redução: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -39,4%; e serviços, com -17,2%; que, mesmos retraídos, tiveram pouca interferência no crescimento geral de 9,3% na soma quadrimestral das adesões.

Confira abaixo resumo do desempenho do Sistema de Consórcios publicado em nosso perfil do Instagram. Os dados são de janeiro a abril de 2023, comparados ao mesmo período do ano passado, e foram compilados pela assessoria econômica da ABAC. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ABAC – Associação Bras. de Administradoras de Consórcios (@abacweb)

A seguir, confira o desempenho por segmento.

Consórcio de Veículos Leves

No principal setor em número de consorciados ativos no Sistema de Consórcios, houve pouco mais de meio milhão de vendas de novas cotas. Elas geraram quase R$ 30 bilhões em negócios. 

Neste setor, que inclui automóveis, camionetas e utilitários, houve crescimento de participantes ativos, tíquete médio, consorciados contemplados e créditos concedidos.

consórcio de veículos leves

Consórcio de Motocicletas

O segundo maior setor em volume de consorciados ativos no segmento é o consórcio de motocicletas e motonetas. Nos meses de janeiro a abril deste ano, houve crescimento em todos os indicadores. O destaque foi o avanço de 26,1% nos negócios realizados.

consórcio de motocicletas

Consórcio de Veículos Pesados

No mês de abril, os consórcios de veículos pesados obtiveram o melhor resultado no volume de participantes ativos. O segmento, que reúne caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas, avançou 30,7% nesse indicador. Entre os acumulados quadrimestrais, as vendas de novas cotas anotaram 16,3% de alta. O tíquete médio mensal progrediu 10,8%, o que gerou mais negócios.

consórcio de veículos pesados

Consórcio de Imóveis

O consórcio de imóveis é atualmente o terceiro maior setor em número de consorciados ativos. O crescimento de 18,4% nas vendas de novas cotas e o aumento de 5,3% no tíquete médio mensal propiciaram 22,4% de avanço nos negócios. Entre outras características, a modalidade gerou ainda oportunidades para investimentos econômicos visando à formação ou à ampliação patrimonial.

consórcio de imóveis

Consórcio de Eletroeletrônicos

Nos quatro primeiros meses deste ano, este segmento, mesmo com a retração nas adesões, registrou aumento de 33,4% nos participantes ativos e de 41,4% no tíquete médio. Nas contemplações também houve crescimento, contudo, os demais indicadores – negócios realizados e créditos concedidos – anotaram retrações.

consórcio de eletros

Consórcio de Serviços

O consórcio de serviços injetou potencialmente no mercado mais de R$ 220 bilhões. Esses recursos podem ter sido utilizados, por exemplo, em reformas residenciais, saúde e estética, turismo, educação, entre outros. No período, registrou crescimento em quatro indicadores: participantes ativos, tíquete médio, contemplações e créditos concedidos, apesar de contar com duas retrações, vendas de novas cotas e negócios realizados.

consórcio de serviços

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , ,

2 respostas para “Sistema de consórcios em abril/2023: dados econômicos”

  1. Márcio Mesquita disse:

    Prezados, tem esses dados por Estado e Região?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS