A ABAC realizou, em março deste ano, uma nova pesquisa setorial sobre o consórcio de serviços. Os dados foram disponibilizados em infográfico, dando continuidade à série “Por dentro do consórcio”.
O infográfico mostra os principais usos dos créditos pelos consorciados contemplados, o perfil dos consorciados e a evolução dos participantes ativos nos últimos cinco anos. Mostra também o resumo dos grupos, como créditos máximo e mínimo, taxa média de administração e principais índices de atualização do crédito praticados.
Clique na imagem abaixo para fazer o download dos infográficos.
No primeiro trimestre de 2022, os indicadores ficaram divididos entre desempenhos positivos e negativos. Apesar da baixa nas vendas, nos créditos comercializados e em participantes ativos, houve crescimento de 5,8% nos 12,09 mil contemplados, e de 114,5% nos créditos concedidos a eles, que somaram R$ 165,23 milhões.
O consórcio de serviços, que tem 13 anos de existência no formato atual, vive um momento de grandes oportunidades com o avanço da vacinação. Isso porque muitos planos relacionados a esse segmento foram adiados durante o período de lockdown, como casamentos, viagens, cursos no exterior, cirurgias plásticas e até pequenas reformas. Agora os brasileiros voltaram a fazer planos. Saiba mais clicando aqui.
O consórcio de serviços tem como uma das principais características a flexibilidade para uso do crédito: é possível escolher qualquer tipo de serviço ao ser contemplado, por sorteio ou lance. Como cursos de quaisquer naturezas. Aqui no blog já contamos a história de uma pessoa que utilizou o crédito para pagar curso de piloto de avião.
Para saber mais sobre esse segmento, leia também o post Como funciona o Consórcio de Serviços?
Deixe um comentário