O que é inflação?

30 . set . 2019

Você sabe o que é inflação e quais são suas consequências? No post de hoje, vamos falar sobre esse importante conceito econômico. Entenda como ela é calculada.

​Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela causa a diminuição do poder de compra da moeda. As causas podem ser: pressões de demanda; pressões de custos; inércia inflacionária; e expectativas de inflação.​

Quais as suas consequências?

A inflação gera incertezas na economia, desestimulando o investimento e prejudicando o crescimento econômico do País.

As pessoas e as empresas perdem noção dos preços relativos e, assim, fica difícil avaliar se algo está barato ou caro. A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação.

Além disso, inflação mais alta aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito dela, mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.

Por que a “deflação” também não é desejável?

O Banco Central trabalha para manter a inflação baixa e previsível. A perspectiva de que os valores cobrados sejam relativamente estáveis ao longo do tempo é importante para o planejamento de todos.

Ao contrário do que possa parecer, preços em queda podem ser prejudiciais para o bom funcionamento da economia. Um comerciante poderá ter prejuízo se ganhar menos amanhã pelo estoque que fez hoje. As famílias e as empresas poderão adiar suas decisões de consumo e investimento se houver a perspectiva de que os preços serão mais baixos amanhã, deprimindo a atividade econômica.

Como a inflação é calculada?

Ela é medida pelos índices de preços. Saiba mais na imagem abaixo.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o assunto!

Texto produzido com informações do Banco Central do Brasil.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS