Você fala sobre dinheiro com seus familiares e amigos?

01 . out . 2024

Na sua roda de amigos ou nas reuniões familiares, você fala sobre dinheiro? Esse é um tópico que pode parecer simples de ser abordado, mas na prática é um grande desafio. O que poderia resultar em uma troca de experiências ou ajuda mútua, muitas vezes acaba gerando desconforto, insegurança e até comparações com as diferenças de renda entre pessoas do mesmo círculo social.

Para te ajudar a falar sobre dinheiro com seus familiares e amigos,  Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, preparou 7 dicas que podem possibilitar decisões mais conscientes quanto ao planejamento financeiro, sem abalar as relações.  

1.    Não tenha medo

É comum o assunto dinheiro surgir em momentos delicados, por exemplo, quando a família precisa tomar uma decisão conjunta. Ou quando um amigo reclama que está com orçamento apertado e não pode ir ao barzinho que vocês combinaram de se encontrar com a turma. Nestes casos, a abordagem pode se tornar um tabu.

Por isso, o especialista afirma que o primeiro passo é não ter medo de falar sobre dinheiro com as pessoas que você mais confia. Uma conversa sincera sobre a realidade financeira das pessoas que fazem parte da sua convivência pode gerar reflexões construtivas, além de dicas práticas sobre como administrar melhor os recursos.

2.    Combinado não sai caro

Entender melhor a situação financeira dos seus familiares e amigos contribui para alinhar expectativas e evitar mal-entendidos ou desconforto. Assim, vocês podem planejar encontros, projetos e sonhos em comum onde todos contribuem de maneira justa e sem causar prejuízos a ninguém.

3.    Reconheça suas limitações

Em tempos de redes sociais, onde as conquistas financeiras são supervalorizadas e expostas com frequência, é comum compararmos as diferentes realidades financeiras e muitas vezes desejar aquilo que não podemos ter.

Todavia, o economista alerta que é preciso reconhecer as limitações. “Não se deixe levar pelas pessoas que incentivam a ostentar recursos que você não possui. Seja transparente e ajude criar uma relação de maior compreensão entre o grupo”.

Cada pessoa tem seu tempo e trajetória financeira, e “o foco das relações afetivas deve estar no crescimento conjunto e não na competição de quem pode gastar mais”, analisou Barbagallo.

4.    Divida as contas de forma justa

Quando o grupo de amigos sair para bares ou restaurantes, opte por comandas individuais. Do mesmo modo, em casa, estabeleça coletivamente as responsabilidades financeiras de cada membro da família. Esta prática faz com que ninguém fique sobrecarregado.

5.    Organize encontros sobre educação financeira

Uma maneira divertida e educativa de falar sobre dinheiro com seus familiares e amigos é promover conversas ou até mesmo pequenos encontros onde cada um compartilha uma dica financeira ou um aprendizado recente.

Aqui mesmo no blog da ABAC você encontra uma série de dicas sobre educação financeira que pode compartilhar com seus familiares e amigos e, assim, criar o hábito da troca de conhecimento.

6.    Estabeleçam metas financeiras conjuntas

Se o grupo compartilha de objetivos semelhantes — como viajar juntos ou fazer um investimento coletivo —, é possível estabelecer metas financeiras em comum.

O consórcio é um ótimo caminho para criar um planejamento coletivo, incentivar a disciplina de todos e fortalecer o compromisso entre os participantes.

Confira no post abaixo o passo a passo para fazer um consórcio e comece agora! 

7.    Incentive-se a poupar, não a gastar

Incentivar seus familiares e amigos a economizarem ou a investir parte da renda, em vez de apenas estimular o consumo, pode gerar benefícios a longo prazo.

Vocês podem criar um grupo de desafios financeiros estimulando a ficar um determinado período sem gastar com um produto ou serviço específico, trocar a ida ao barzinho por um encontro em casa onde as comidas e bebidas serão compartilhadas, entre outras possibilidades divertidas.

Agora que você já sabe o caminho, não hesite em colocar essas dicas em prática. Elas podem te ajudar a crescer financeiramente junto com as pessoas que você mais deseja ter ao seu lado. E claro, compartilhe com seus familiares e amigos. 

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS