Quem pode ser associado ABAC

18 . abr . 2022

A ABAC é a associação sem fins econômicos que representa o Sistema de Consórcios. Pode ser um associado ABAC administradoras de consórcios, empresas de outros segmentos com interesses no setor, representações/correspondentes de consórcio e plataformas de compra e venda de cotas. 

Existem duas categorias de associados: os “Efetivos”, que são as administradoras de consórcios, e os “Especiais”. Estes, se subdividem em “Especiais I”, que são empresas de outros segmentos, e “Especiais II”, que são as representações/correspondentes de consórcio e plataformas de compra e venda de cotas (porém, essa categoria está temporariamente suspensa). 

Para conhecer os atuais associados, clique aqui.

Como se filiar

Os pedidos de filiação devem atender a envio de documentação e atendimento a requisitos que variam entre as categorias e subcategorias. Todos os processos são submetidos à avaliação do Conselho Nacional, e a filiação só é efetivada se aprovada pela maioria dos integrantes.

Por meio da contribuição associativa, essas empresas viabilizam inúmeras ações realizadas pela ABAC. A tabela de valores para administradora varia com a renda de prestação de serviços. Já para associados especiais o valor é fixado em R$ 993 mensais (tabela 2024).

Associados Especiais I – Empresas de outros segmentos

São empresas ou instituições que, embora não sendo administradoras de consórcios, têm interesses no Sistema de Consórcios ou na entidade. São exemplos: escritórios de advocacia, auditoria, consultoria, assessoria empresarial, software houses e corretores de seguro.

Para conhecer benefícios, todos os requisitos, documentação necessária e baixar a ficha de filiação na categoria Especial I, clique aqui.

Associados Especiais II – Representantes/correspondentes de consórcio e plataformas de compra e venda de cota

Podem se filiar à ABAC, nesta categoria, representantes/correspondentes comerciais ou empresas que atuam com plataforma de compra, venda ou compra e venda de cota de consórcio, desde que possua vínculo contratual com associado efetivo (exemplo: market place).

Para conhecer benefícios, todos os requisitos, documentação necessária e baixar a ficha de filiação na categoria Especial II, clique aqui.

Associados Efetivos

Essa é a categoria das empresas com autorização do Banco Central do Brasil para administrar grupos de consórcios.

Entre os benefícios da filiação à ABAC, estão informações exclusivas de ordem jurídica, contábil e econômica sobre o Sistema de Consórcios, além de consultoria sobre o setor, quando solicitado. Confira outros aqui.

Para conhecer benefícios, todos os requisitos, documentação necessária e baixar a ficha de filiação na categoria Efetivos, clique aqui.

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , , ,

2 respostas para “Quem pode ser associado ABAC”

  1. Sara Do Amaral disse:

    Entendo que Concorcio é um investimento pra vida toda e a maneira acessível de aquisição de bens imoveis. Bom dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS