sistema-de-consorcios-dados-economicos
Publicado em 8/07/2015 as 18:53H
Drops de Mercado

Sistema de Consórcios em maio/2015: dados econômicos

Fazer um consórcio tem se tornado uma opção cada vez mais comum entre os brasileiros. Dados econômicos do Sistema de Consórcios no mês de maio apontam a presença cada vez mais forte desse mecanismo no dia a dia dos consumidores, especialmente nos segmentos de veículos leves e imóveis.

Confira um resumo do desempenho de cada setor no período, com base em estimativas da Assessoria Econômica da ABAC:

Consórcio de veículos leves: nos cinco primeiros meses deste ano, esse setor registrou crescimento de quase 9% no total de participantes ativos, além de alta em adesões, créditos comercializados e concedidos, contemplações e tíquete médio. De janeiro a maio de 2015, foram vendidos 156 mil automóveis, utilitários e camionetas por meio do consórcio, 65,4% a mais do que o registrado no mesmo período de 2011. Veja no gráfico:

Consórcio de imóveis

Consórcio de imóveis: com as mudanças promovidas pelas instituições financeiras no mercado imobiliário, o consórcio de imóveis se tornou a bola da vez. A escolha por essa modalidade elevou em 25,4% a venda de novas cotas e o total de créditos comercializados de janeiro a maio de 2015 em relação ao ano passado.  Nos cinco primeiros meses de 2015 foram comercializadas 84,5 mil novas cotas de imóveis, contra 67,4 mil em 2014. Confira:

consórcio de veículos

Consórcio de motocicletas e motonetas: maior setor em número total de participantes (3,4 milhões), esse segmento fechou o período de janeiro a maio de 2015 com alta de quase 10% em participantes ativos. Apesar da redução em adesões, observou-se crescimento de mais de 3% no acumulado de contemplações em comparação com 2014, o que significa que, potencialmente, seis a cada 10 motos foram adquiridas por meio do consórcio nesse período.

Consórcio de veículos pesados: nos cinco primeiros meses de 2015, esse setor – que reúne transporte rodoviário de carga e de passageiros e agronegócio – manteve o ritmo de crescimento de participantes ativos em torno de 10% em relação a 2014, apesar da pequena queda no tíquete médio e nas contemplações. Dados apontam crescimento de 8,7% na participação dos consórcios nas vendas de caminhões de janeiro a maio de 2015, em relação ao mesmo período de 2011.

Consórcio de eletroeletrônicos e outros bens duráveis: esse segmento passa por um momento de retração nas vendas de novas cotas, no volume de participantes e nas contemplações, em razão da situação econômica nacional desfavorável.  Porém, o valor do tíquete médio apontou alta superior a 4% em maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Consórcio de serviços: com três indicadores apontando crescimento superior a 30% nos cinco primeiros meses do ano (participantes ativos, contemplações e créditos disponibilizados), o consórcio de serviços segue atendendo ao consumidor nas mais variadas aplicações. O sucesso da modalidade deve-se, especialmente, à multiplicidade de finalidades desse tipo de consórcio no momento das contemplações.

Sistema de Consórcios em geral

Confira a seguir os números gerais do Sistema de Consórcios entre os meses de janeiro e maio de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado.

Total de participantes (consorciados em grupos em andamento):

– 7,77 milhões (maio/2015)

– Crescimento: 8,1%

Venda de novas cotas (novos consorciados):

– 962,5 mil (janeiro-maio/2015)

– Retração: 1,2%

Contemplações (consorciados que tiveram oportunidade de comprar bens):

– 598,2 mil (janeiro-maio/2015)

– Crescimento: 7%

Volume de créditos comercializados:

– R$ 34,69 bilhões (janeiro-maio/2015)

– Crescimento: 9,1%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*