Potencial participação do consórcio nas vendas de veículos do País

02 . jan . 2019

O setor automotivo é um dos mais impactados pelas contemplações do Sistema de Consórcios. Preferência entre os consorciados, os créditos disponibilizados injetam recursos que impulsionam a aquisição de veículos. Veja como ficou a potencial participação do consórcio nas vendas de veículos leves, motocicletas e caminhões no País e nos Estados.

Além de ser o momento mais esperado pelo consorciado, as contemplações beneficiam a economia brasileira, injetando recursos para a aquisição de bens ou contratação de serviços. Só nos três segmentos da categoria de veículos em geral – leves, motocicletas e pesados, foram 910 mil contemplados pelo Sistema de Consórcios entre janeiro e outubro de 2018.

O volume de recursos disponibilizados aos consorciados para compra de veículos está em alta. Cresceu 2%, atingindo R$ 27,42 no acumulado do ano outubro. Trimestralmente, a assessoria econômica da ABAC utiliza os dados de contemplações para medir o impacto do consórcio nos segmentos de veículos e imóveis. Para tal, considera os dados de vendas desses setores e o total de consorciados contemplados.

O indicador gerado é chamado de potencial porque cabe ao consorciado escolher o melhor momento para utilizar seus créditos. Ou seja, não significa que a utilização do crédito tenha ocorrido naquele período. Veja abaixo como foi a potencial participação do consórcio nas vendas de veículos no acumulado de janeiro a setembro de 2018.

Participação do Consórcio nas Vendas:
– Consórcio de Veículos Leves

A potencial participação do consórcio nas vendas de veículos leves no País ficou em 27,1%. Entretanto, em 16 Estados o índice superou a média do país: Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Maranhão, Rondônia, Paraná, Rio Grande do Norte, Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Sergipe. Os destaques foram Bahia, com 55,3%, Tocantins, com 48,1% e Mato Grosso, com 45,2%.

Veja na tabela o Top 10 Estados que mais contemplaram no consórcio de veículos leves:


Importante: como entender as tabelas deste post
O valor apresentado na cédula do meio representa o total acumulado entre janeiro e setembro de 2018. As setas ↑↓ indicam a movimentação da UF no ranking em relação ao 3º trimestre de 2017: subida ou descida. Já o número entre parênteses, representa a quantidade de posições em que essa movimentação ocorreu. ↔ indica que a posição permaneceu a mesma.


Entre as regiões, o Sudeste contabilizou 193.346 contemplações – veja distribuição regional no gráfico abaixo. Nas demais, o total de contemplados foi de 84.958, no Nordeste, 74.961, no Sul, 47.104, no Centro-Oeste, e 21.880, na Região Norte.

– Consórcio de Motocicletas

Nas vendas de motocicletas do país entre janeiro e setembro de 2018, a potencial participação do consórcio foi de 53,4%. Como esse indicador considera o total de contemplados pelo Sistema de Consórcios e as vendas do setor de motocicletas, é possível que ele supere os 100% em alguns Estados. Isso aconteceu no Piauí e no Tocantins, que tiveram 108,2% e 107,4%, respectivamente. A terceira maior participação potencial foi registrada em Rondônia, com 87%.

Em 15 Estados, a potencial participação do consórcio superou a média nacional. Além de Piauí, Tocantins e Rondônia, isso ocorreu em Alagoas, Pará, Maranhão, Bahia, Paraíba, Mato Grosso Roraima, Amazonas, Espírito Santo, Amapá, Rio Grande do Sol e Sergipe.
No acumulado dos três primeiros trimestres de 2018, São Paulo foi o Estado que mais contemplou no segmento de motocicletas. Confira o Top 10 abaixo:

Entre as regiões, o grande destaque do segmento de motocicletas é o Nordeste, reunindo 148.131 contemplados. Foram ainda 87.026 contemplados no Sudeste, 63.856 no Norte, 37.846 no Centro-Oeste e 33.641 na Região Sul.

– Consórcio de Veículos Pesados

A potencial participação do consórcio nas vendas de caminhões foi de 47%. Porém, chegou a 95,4%, em Mato Grosso, a 78,2%, no Rio Grande do Sul, e a 68,8%, em Goiás. Outros oito Estados ficaram acima da média brasileira: Bahia, Rondônia, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Paraíba.

De janeiro a setembro de 2018, o Sistema de Consórcios contemplou 25.050 pessoas no segmento de veículos pesados. Confira o Top 10 na tabela abaixo:

Por regiões, foram 9.396 contemplados no Sudeste e 7.108 no Sul do País. Ocorreram ainda 4.229 contemplações na Região Centro-Oeste, 3.060 na Região Sudeste e 1.257 na Região Norte.

Clique aqui para conhecer os Estados que mais se destacaram no Sistema de Consórcios, em relação a vendas, contemplações e participantes ativos no 3º trimestre de 2018. Leia também o Drops de Mercado de outubro de 2018.

Sistema de Consórcios em outubro/2018: dados econômicos

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS