Consórcio para compra de motocicletas reúne 2,14 milhões de participantes

23 . nov . 2019

O brasileiro conhece bem as vantagens do consórcio para compra de motocicletas. Tanto, que o segmento é um dos mais importante de todo o Sistema de Consórcios. Em todo o País, são 2,14 milhões de participantes ativos, segundo dados de setembro de 2019 divulgados pela ABAC.

O total de pessoas que escolheram o consórcio para compra de motocicletas é o segundo maior de todo o Sistema de Consórcios. Proporcionalmente, respondeu em setembro por 29,3% dos 7,31 milhões de participantes ativos em grupos de consórcio. Perdeu apenas para o segmento de veículos leves, com 3,69 milhões – 50,5% do total.

Embora ainda seja bastante representativo – chegando a quase três em cada dez consorciados ativos, o consórcio de motocicletas já foi o mais representativo do setor de consórcios. Isso ocorreu nos anos 1990, quando o segmento ocupou a posição que outrora pertencia ao consórcio de eletroeletrônicos. E foi assim até janeiro de 2015, quando o consórcio de veículos leves passou a liderar no total de participantes.

SP se destaca entre os estados

Considerando os dados estaduais, o maior número de pessoas que escolheram o consórcio para compra de motocicletas se concentra em São Paulo. Dados divulgados no fechamento do 1º semestre, mostram que havia quase 305 mil participantes ativos no Estado em junho de 2019.

São Paulo lidera o total de participantes ativos desde o final do 1º trimestre de 2017, quando ultrapassou o Pará. Este, por sua vez, atualmente ocupa a terceira colocação no ranking estadual, tendo sido ultrapassado pela Bahia. Entre junho de 2018 e junho de 2019, outra movimentação percebida foi o crescimento do Paraná, que saiu da nona para a sexta colocação.

Abaixo, preparamos um Top 10 com os Estados que mais concentram participantes ativos do segmento de motocicletas. O valor apresentado na cédula do meio representa o total de consorciados ativos em junho de 2019. As setas ↑↓ indicam a movimentação do Estado no ranking em relação a junho de 2018: alta ou queda. Já o número entre parênteses, representa a quantidade de posições em que essa movimentação ocorreu. ↔ indica que a posição permaneceu a mesma. Veja:

Fonte: Abac, 1° Semestre/2019

Consórcio para compra de motocicletas:
Dados regionais

O número de participantes ativos no segmento de motocicletas vem aumentando nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, enquanto tem caído nas regiões Norte e Nordeste. Ainda assim, o Nordeste continua liderando no total de consorciados ativos do segmento. Veja no gráfico abaixo:

Fonte: ABAC, Junho/2019

Agora que você já sabe a importância do consórcio de motocicletas, aproveite para saber mais sobre o funcionamento da modalidade. Clique aqui para saber como utilizar o consórcio para garantir a sua moto.

Leia também:

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS