Publicado em 28/05/2018 as 11:00H
Dicas da ABAC

Qual é a hora certa para fazer um consórcio?

Comprar um carro, adquirir um imóvel, fazer uma festa de casamento, viajar com a família, abrir um negócio. Seja qual for o seu objetivo, se você sabe onde quer chegar, já está pronto para dar o primeiro passo para conquistar. E esse é o momento certo para fazer um consórcio: a hora de planejar!

O consórcio é ideal para quem sabe o que quer e planeja o futuro. Nessa modalidade, pessoas com o mesmo objetivo se unem em grupos. Todos contribuem mensalmente (ou conforme estipulado em contrato) para formar um fundo comum. Cada participante do grupo tem o direito de utilizar parte deste fundo para adquirir o bem ou contratar o serviço desejado. A ordem de utilização é definida por sorteio e lance.

Como não é possível saber quando o participante do grupo será sorteado não é possível saber quando ele poderá utilizar o crédito. Também não é possível prever se seu lance será o vencedor, caso queira ofertar e aumentar suas chances de contemplação. Dessa forma, consórcio é ideal para quem não tem pressa e pode aguardar a contemplação. Essa pode ocorrer do primeiro ao último mês do grupo.

Uma dica é definir o prazo máximo para a realização do objetivo, para que este seja o prazo do grupo do qual você irá aderir. Caso seja contemplado antes e ainda não queira utilizar o crédito, o valor ficará aplicado no mercado financeiro. A aplicação é feita conforme critérios estabelecidos pelo grupo em assembleia. Ou seja, quando você achar que é o momento ideal para utilizar o crédito, terá disponível o valor vigente na data da contemplação acrescidos dos rendimentos financeiros até a data de utilização.

É preciso ter sorte para ser contemplado?

Você não precisa depender apenas da sorte. Você pode aumentar suas chances de ser contemplado se programando para ofertar lances, que nada mais é do que a antecipação de prestações. Você pode fazer uma reserva todo mês e ir aumentando a oferta com o passar do tempo, caso ela não seja a vencedora. Clique para ler Como é definido o lance vencedor no consórcio. Você pode ainda utilizar algum dinheiro extra que entrar, como décimo terceiro. No caso do consórcio de imóveis, pode ainda ofertar lances com o FGTS. Tire suas dúvidas sobre lance.

Por fim, caso não precise mais de todo o valor do crédito, pode ainda utilizar essa parte que irá sobrar e ofertar um lance embutido, que é quando você utiliza parte do crédito como oferta, valor que é descontado do total do crédito. Saiba mais sobre lance embutido no consórcio.

O mais importante para fazer um consórcio é se planejar e saber onde se quer chegar. Por exemplo, você pode comprar um carro hoje e fazer um consórcio para programar a troca daqui a alguns anos anos. Ou planejar a troca dos equipamentos do seu escritório para que eles estejam sempre modernos e atualizados. Para quem planeja, há sempre uma oportunidade para realizar por meio do consórcio.

Qual é o seu objetivo? O que você está fazendo para alcançá-lo? Não perca tempo e comece a agir! Para saber como funciona o consórcio e como aderir, assista:

Não deixe de conferir também 6 Dicas básicas para quem quer fazer um consórcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*