Publicado em 17/08/2017 as 16:44H
Dicas da ABAC

Pesquisa revela o perfil do consorciado em 2017

A ABAC acaba de divulgar mais uma pesquisa Perfil & Oportunidades, realizada por intermédio da Quorum Brasil. No post de hoje, conheça qual é o perfil do consorciado, sua idade, gênero e classe social predominante.

Um dos pontos relevantes apontados na pesquisa foi a relação das faixas etárias existentes na população brasileira e aquelas predominantes no Sistema de Consórcios. A grande maioria dos consorciados (60%) tem entre 40 e 65 anos, enquanto pessoas nessa idade representam 44% da população brasileira. Ainda, 27% têm entre 30 e 39 anos e 13%, entre 18 e 29 anos.

 

A pesquisa identificou ainda que 65% dos consorciados são homens e 69% do total de entrevistados são casados. Entre os participantes, há 44% com filhos menores de 19 anos.

Migração do consorciado nas classes sociais

Com a crise econômica dos últimos anos, as classes sociais C e D foram as mais afetadas, devido a migração de outras classes. A exemplo do que vem acontecendo em quase todos os segmentos da economia, também os consórcios constataram essa mudança. 

No perfil da amostra, a maior parte dos consorciados pertence às classes sociais C (46%) e D (38%), cuja renda familiar varia de 2 a 10 salários mínimos, dentro do critério do IBGE.

Bases para avaliação

A pesquisa foi realizada junto a 1.405 consorciados e potenciais consorciados em oito cidades no país. São elas: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Goiânia e Belém.

Dentre os entrevistados, 26% são consorciados de automóveis, 23% de imóveis e 20% de motocicletas. Ainda, 11% pertencem ao segmento de serviços, 10% de eletroeletrônicos, 7% de caminhões e 3% de máquinas agrícolas. Do total, 77% têm mais de 12 meses de tempo de consorciado.

 

Para rever os resultados da pesquisa realizada em 2015, leia também Você sabe qual o perfil do consorciado no Brasil?E continue acompanhando o Blog da ABAC para conhecer mais resultados da nova pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 comentários sobre “Pesquisa revela o perfil do consorciado em 2017”

  1. Elineu Raizer disse:

    Sou corretor e achei super interessante a pesquisa com certeza vai ajudar muito na prospecção de novos clientes.

    1. ABAC disse:

      Ficamos felizes, Elineu!

      Continue acompanhando nossos canais para receber novidades!

      Abraços