Planejamento financeiro leva consumidores ao consórcio

24 . ago . 2017

Fazer um bom planejamento financeiro requer mudanças em sua forma de consumir. Grandes metas, como comprar imóvel, carro ou fazer uma cirurgia plástica, passam a acontecer de modo planejado. Nesse sentido, tem crescido a percepção do consórcio como um forte aliado.

Embora o planejamento financeiro seja uma prática já reconhecida pelos consumidores, em pesquisa do SPC Brasil, apenas metade (51%) relatou fazer um controle sistemático de seu orçamento. Porém, entre os consorciados, a realidade é um pouco diferente. Pesquisa realizada pela ABAC em julho de 2017, por intermédio da Quorum Brasil, mostra que oito em cada dez consorciados (82%) planejaram a adesão ao consórcio. Em relação aos 67% registrados em 2016, a alta chega a 15 pontos percentuais.

Os entrevistados também foram questionados sobre as razões da escolha do consórcio para adquirir bens ou contratar serviços.  Para 38,3%, o atrativo principal foi o valor da parcela. Esse dado evidencia que o consórcio é uma escolha atrativa para quem realiza o planejamento financeiro adequado. Assumir compromissos financeiros dentro de suas capacidades é um dos princípios da educação financeira .

Outros atrativos apontados pelos consorciados ativos foram a garantia da entrega do bem, com 12,6%, facilidade de retirar o bem, com 11,2%, e boa imagem da marca, com 9.6%. Em último lugar, apareceu a taxa de administração ou custo do consórcio, apontado por 5,7%. O baixo índice demonstrou que não se trata de item decisivo para a adesão. Quando questionados se fizeram bom negócio ao comprar um consórcio, 64% relataram que sim. Uma parcela de 26%, formada basicamente por não contemplados, mencionou que estão “em dúvida”.

Internet é aliada do planejamento financeiro

Na hora de buscar informações sobre o Sistema de Consórcios, a internet tem sido a principal aliada. A forma mais utilizada para acessar a rede é o celular. Mais da metade (52%) relatou que acessou através do aparelho. Esse percentual sobe para 76% entre os jovens de até 29 anos, reduzindo gradualmente nas demais faixas etárias. Depois do celular, as formas mais utilizadas são notebook/PC, por 46%, e tablet, por 2% dos entrevistados.

A pesquisa identificou ainda o papel das redes sociais para a informação, formação de opinião e indução ao consumo. Quase dois terços (63%), relataram que o alcance das redes sociais pesou na decisão da identificação da administradora. Da mesma forma, elas contribuíram para o convencimento sobre a não recomendação de uma marca, para 69% dos entrevistados.

A pesquisa da ABAC ouviu 1.405 consorciados e potenciais consorciados em oito cidades no país. O objetivo foi traçar um perfil dos participantes do Sistema de Consórcios, buscando ainda detectar as razões que os levaram a investir e optar pela modalidade para adquirir bens ou contratar serviços.

 

Categoria(s):

Dicas da ABAC

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