Publicado em 11/04/2017 as 11:00H
Dicas da ABAC

Os perigos dos consórcios informais

Já pensou em planejar a realização de um sonho e colocar tudo a perder por uma escolha inadequada? Não é raro queixa de consumidores sobre prejuízos causados por grupos de consórcios informais. A ABAC sempre alerta: consórcio, só se for de administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB). Empresas que não contam com autorização do BCB não garantem os direitos do consumidor estabelecidos na legislação.

Administrar um grupo de consórcio é uma grande responsabilidade: é cuidar da poupança formada pelo grupo e assegurar o cumprimento das obrigações financeiras pelos participantes, para que todos possam ser contemplados com o crédito contratado. É garantir que os interesses do grupo se sobressaiam aos interesses individuais, permitindo a realização do sonho de cada participante. Por isso, as regras do consórcio são rigorosas e tão importantes.

Ao entrar em consórcios informais, sem autorização do BCB, você coloca seus planos em risco. A má administração do grupo, aliado a problemas, como inadimplência e ausência de regras claras e rígidas, podem impossibilitar sua contemplação e te privar dos seus direitos. Além da exposição a fraude, como foi o caso dessas 10 mulheres que caíram em um golpe ao aderir a um consórcio informal para realização de uma cirurgia plástica e foram vítimas de estelionatos.

consorcio_informais

As vítimas deveriam ter buscado uma empresa autorizada pelo BCB que administra grupos de consórcio de serviços. Ao ser contemplado nessa categoria, o consorciado tem o direito de utilizar o crédito para contratar qualquer tipo de serviço, como cirurgias plásticas.

Como fazer um consórcio seguro? 

O primeiro passo para quem quer fazer um consórcio é verificar diretamente no site do BCB se a empresa é autorizada a administrar grupos de consórcio. Você confere a relação completa clicando neste link. Todas as administradoras associadas à ABAC são autorizadas.

Confirmada a autorização, você só precisa pesquisar para encontrar a empresa e o plano que melhor atendem às suas necessidades. Antes de confirmar a adesão, faça o Check list para assinar um contrato de consórcio e conheça todos os seus direitos e deveres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 comentários sobre “Os perigos dos consórcios informais”

  1. Silvania disse:

    Saber quais empresas estao cadastradas legalmente no bcb asseguradas para o consorcio seguro…

    1. ABAC disse:

      Olá, Silvania.

      Você pode conferir a relação completa de administradoras autorizadas diretamente no site do Banco Central: http://www.bcb.gov.br/fis/info/instituicoes.asp.

      Você também pode buscar uma empresa autorizada e associada à ABAC em nosso site: http://abac.org.br/associados&ancora=1&estado=&categoria=.

      Abraços