Dicas de como usar o saldo das contas inativas do FGTS

16 . fev . 2017

O Governo Federal divulgou no último dia 12 as regras e o calendário para saque das contas inativas do FGTS. Se você pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015, fique atento para aproveitar essa oportunidade e fazer bom uso desse recurso extra.

O economista Júlio de Castro orienta que, mesmo quem não tem planos para a utilização do saldo das contas inativas do FGTS, deve efetuar o saque. “O fundo é reajusto pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, abaixo inclusive da poupança, considerada o modelo mais simples e também mais seguro de investimento. Ainda que você não faça investimentos considerados mais complexos, manter seu recurso com os rendimentos do FGTS significa perder dinheiro, já que chega a render abaixo da inflação”, orienta.

Se você é consorciado, aproveite para utilizar o saldo das contas inativas do FGTS no seu consórcio. Originalmente, os recursos desse fundo só podem ser utilizados no consórcio para aquisição de imóveis residenciais. Porém, em função dessa medida, os valores sacados podem ser utilizados no consórcio de qualquer bem ou serviço. Confira as possibilidades: .

– Dar lances

Se você está se planejando para buscar a contemplação por lance (Conheça os diferentes tipos de lance), o saldo das contas inativas pode ser utilizado para aumentar as suas chances de ofertar o lance vencedor. Fazendo isso, o consorciado pode reduzir o valor das prestações em aberto, quitar da última parcela para a primeira (ordem inversa) ou quitar as parcelas a contar pelo próximo pagamento (ordem direta).

– Antecipar prestações

Quando você for decidir como utilizar o saldo de suas contas inativas, pondere sobre antecipar as prestações do consórcio. Embora o consorciado assuma um compromisso financeiro por prazo predeterminado, é possível antecipar a quitação de sua dívida. Dependendo do que estiver previsto em seu contrato, você pode antecipar parcelas vincendas mais próximas, prestações vincendas a contar da última ou utilizar o valor antecipado para diminuir as parcelas – leia o post Como posso antecipar o pagamento do consórcio? 

­- Regularizar o consórcio

Além de possuir custos mais baixos, o consórcio oferece diversos tipos de planos com parcelas e prazos que cabem em qualquer orçamento. Porém, caso nos últimos tempos o consorciado tenha enfrentado alguma adversidade, a sugestão é utilizar o saldo das contas inativas para regularizar sua situação. Se este é o seu caso, leia aqui o que fazer em caso de atraso da prestação do consórcio.

Se você não está entre os 30 milhões de brasileiros que, no total, poderão sacar até R$ 43 bilhões, segundo estimativas do governo, mas possui recursos disponíveis no FGTS, ainda pode utilizá-lo no consórcio de imóveis de quatro formas: oferta de lance, complementação da carta de crédito (Saiba mais em: Como usar o FGTS no consórcio de imóvel residencial – Parte I) , pagamento de parte das prestações e amortização extraordinária ou liquidação de saldo devedor (Veja também Como usar o FGTS no consórcio de imóvel residencial – Parte II).

Para conhecer as regras e o calendário para saque das contas inativas do FGTS divulgadas pelo Governo Federal clique aqui.

 

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , ,

2 respostas para “Dicas de como usar o saldo das contas inativas do FGTS”

  1. Zilmar disse:

    Olá. Tenho um consórcio imobiliário, fui contemplado por lance e ja adquiri o imóvel. Gostaria de saber o que é mais vantajoso ao usar o FGTS para quitar parte das prestações no modo inverso (ultimas parcelas): Usar o FGTS sempre a cada dois anos, ou esperar um tempo maior para quitar mais prestações? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS