fbpx
Consórcio de A a Z

Para que servem as garantias no consórcio?

Você já deve ter ouvido que consórcio é “a arte de poupar em grupo”. Dizemos isso porque, nessa modalidade, pessoas se juntam para formar um capital (poupança) que será utilizada por todos para a realização dos seus objetivos. Para o sucesso do grupo, é fundamental que todos cumpram com suas obrigações financeiras. É por isso que existem as garantias no consórcio, tema do post de hoje.

Continuar lendo

Consórcio de A a Z

Posso voltar a pagar o consórcio?

Seja por mudança de planos, seja por aquele aperto inevitável nas contas, deixar o grupo de consórcio não é uma decisão fácil. Afinal, cada cota de consórcio guarda sonhos e desejos de seus consorciados. Mas será que é possível voltar a pagar o consórcio, após deixar o grupo?

Continuar lendo

Consórcio de A a Z

Contemplado com parcela atrasada? Fique alerta!

O pagamento das parcelas do consórcio em dia por todos os consorciados é muito importante para a saúde financeira do grupo. É com o valor arrecadado que a administradora viabiliza as contemplações. No caso de quem foi contemplado e já utilizou o crédito, o não pagamento das parcelas pode por todo o sonho a perder.

Continuar lendo

Consórcio de A a Z

É possível usar consórcio como capital de giro?

Iniciaremos esse post respondendo: não! O objetivo do consórcio é propiciar aos seus participantes a aquisição de bens e serviços. Engana-se quem pensa que é possível utilizar o crédito consórcio para outra finalidade, como para capital de giro. Saiba mais!

Continuar lendo

Consórcio de A a Z

Crédito do consórcio: não usei e o valor mudou. Quanto vou receber?

Você já deve ter ouvido falar que no consórcio o crédito é atualizado conforme critérios estabelecidos em contrato. Essa medida tem como objetivo garantir o poder de compra do consorciado independentemente do momento em que ele for contemplado. Mas e se você foi contemplado, não utilizou o crédito do consórcio e o valor mudou, quanto você irá receber?
Continuar lendo

Consórcio de A a Z

Abandonar o grupo de consórcio? Nem pensar. Veja o que fazer!

Ao entrar para um grupo de consórcio, você certamente escolheu um plano com parcelas ideais para o seu bolso, não é mesmo? Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, o que pode levá-lo a considerar abandonar o grupo de consórcio, caso ainda não tenha sido contemplado. O problema é que há consequências para esse tipo de situação, além do prejuízo maior: não realizar o seu sonho.
Continuar lendo