[NOVO INFOGRÁFICO] “Por Dentro do Consórcio de Máquinas Agrícolas”

06 . nov . 2025

A ABAC acaba de lançar infográfico com nova pesquisa sobre o consórcio de máquinas agrícolas, que hoje representa 51% do total dos consorciados de pesados, segundo dados do Banco Central do Brasil. O material é gratuito e faz parte da série de infográficos “Por Dentro do Consórcio”.

De acordo com a pesquisa da ABAC, os créditos desse segmento variaram de R$ 126,26 mil a R$ 1 milhão. A taxa de administração média foi de 0,087% ao mês, no prazo médio de 135 meses.

Entre os consorciados contemplados que utilizaram os créditos disponibilizados, 91,6% focaram suas compras em máquinas agrícolas novas, sendo trator o bem mais procurado.

Perfil do consorciados

O levantamento ainda revelou que entre os participantes ativos 67,0% são pessoas físicas, e 45,0% têm mais de 45 anos.

Face à presença das administradoras de consórcio em todo país, a maioria dos atuais participantes fizeram suas adesões aos grupos de consórcio por intermédio de parceiros comerciais, enquanto os demais foram por profissionais de vendas.

A pesquisa mostrou também que os consorciados ativos atuam em propriedades de diversos tamanhos, e que 90,0% estão presentes no setor agrícola, plantando principalmente soja, milho e arroz.

Índice de atualização do crédito

Entre as várias características exclusivas do consórcio de máquinas agrícolas que o tornam tão relevante para esse segmento está o poder de compra ou de negociação gerado pela atualização dos créditos. De acordo com a pesquisa da ABAC, a Tabela do Fabricante e o IPCA são os mais utilizados, com 38,45% cada.

Centro-Oeste lidera as adesões

No período dos oito primeiros meses deste ano, o maior acumulado de cotas de máquinas agrícolas vendidas foi registrado no Centro-Oeste, seguido pelas regiões Sudeste e Sul, nessa ordem.

Centro-Oeste também lidera as contemplações

Nos acumulados de consorciados contemplados totalizados por regiões, durante os oito meses, o Centro-Oeste registrou maior presença, seguido pelas regiões Sudeste e Sul, nessa ordem.

Saiba mais no infográfico da ABAC

Quer saber tudo que o estudo apurou sobre cada um desses indicadores? Então baixe agora o infográfico da ABAC. É gratuito! Clique aqui ou na imagem abaixo.

Conheça a série

As pesquisas da ABAC são publicadas em formato de infográficos desde 2020. Esses materiais compõem a série chamada “Por Dentro do Consórcio”. Para conferir todos os infográficos já publicados, CLIQUE AQUI.

Categoria(s):

Pesquisas da ABAC

Tag(s):

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS