Tour virtual: Museu de Valores do Banco Central

24 . ago . 2021

Você sabia que o Banco Central do Brasil tem um museu dedicado à evolução dos meios de pagamentos? É o Museu de Valores, que conta com mais de 135 mil peças! Embora a visitação presencial esteja suspensa por tempo indeterminado, em função da pandemia, é possível fazer um tour virtual pelo local.

A visita virtual pelo Museu de Valores possibilita percorrer os espaços expositivos. São cinco salas fixas, além de uma sala para exposições temporárias e uma galeria de arte. Dessa forma, é possível ver imagens de objetos e moedas, conferindo todos os detalhes das peças, além de áudio e janelas pop-up com imagens dos painéis e expositores.

O tour virtual é gratuito e está disponível a quem desejar, no site do BC. Acesse: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/museu/tourvirtual/

Além disso, nele também é possível conferir a Galeria de Arte, o Salão Nobre e a Galeria dos Ex-Presidentes.

O Museu de Valores

O Museu de Valores foi inaugurado em 1972, no Rio de Janeiro, no prédio da extinta Caixa de Conversão, de Estabilização e Amortização, atual sede do Departamento do Meio Circulante do Banco Central. Depois disso, com a construção do edifício sede do Banco Central em Brasília, ele foi transferido para a capital, sendo inaugurado em 8 de setembro de 1981.

O museu do BC reúne em seu acervo mais de 135 mil peças. Por exemplo: cédulas e moedas brasileiras e estrangeiras, barras de ouro, pepitas, condecorações, medalhas e artefatos ligados à fabricação do dinheiro. Além disso, conta com maquetes que retratam a história do dinheiro no Brasil. Uma das suas principais atrações é a maior pepita de ouro encontrada no país.

Na loja da Associação de Amigos do Museu de Valores, é possível adquirir exemplares de cédulas e moedas do Real, bem como lembranças relacionadas ao tema.

As exposições do Museu de Valores contribuem para a formação e o desenvolvimento da cultura brasileira pela preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio histórico, artístico e intelectual.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

Pela página do Museu de Valores do Banco Central

Pelo e-mail [email protected]

Pela página da Associação de Amigos do Museu de Valores

O Banco Central do Brasil

A Lei nº 4.595 criou o Banco Central do Brasil em 1964. Trata-se de uma autarquia federal, caracterizada pela ausência de vinculação a Ministério e que possui autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira. Ele tem por objetivo assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro. Ainda, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

O Banco Central do Brasil é responsável pela normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle do Sistema de Consórcios, de acordo com a Lei 11.795/08 (Lei dos Consórcios).

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS