ABAC completa 54 anos de atuação em prol do setor de consórcios

21 . jun . 2021

No dia 20 de junho de 1967, um grupo de comerciantes se reuniu com o objetivo de se organizarem para defender o futuro do consórcio. O mecanismo, que tinha acabado de surgir no Brasil, já começava a se popularizar. Nascia assim a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, que em 2021 está celebrando 54 anos de atuação em prol do Sistema de Consórcios.

A fundação da ABAC partiu da necessidade de haver uma entidade que pudesse representar os interesses das empresas de consórcio perante o poder público. O mecanismo havia surgido oficialmente cinco anos antes, em Brasília, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil se reuniu com o objetivo de formar uma poupança comum voltada para aquisição de veículos leves.

À medida que outros grupos e empresas começaram a surgir, em um cenário sem qualquer regulamentação, a ABAC nasceu, sendo comandada inicialmente por uma diretoria provisória. Alguns meses depois, o advogado e contabilista Ruy Mendes assumiu a presidência da instituição, que àquela altura estava sediada no 4º andar do nº 200, na Praça Roosevelt.

À princípio, a atuação da ABAC se pautava pela resolução nº 67, que marcou a primeira intervenção governamental no Sistema de Consórcios, ainda em 1967. Dois anos depois, em 1969, a entidade publicou no jornal Folha de São Paulo um estudo sobre a importância do consórcio para a economia, prática que até hoje é exercida pela ABAC, no sentido de gerar informações que possam agregar a tomada de decisões e as estratégias das empresas do setor.

Regulamentação: forte atuação até a promulgação da Lei dos Consórcios

A entidade precisou enfrentar diversos desafios para encarar a ausência de regulamentação, que começou a ganhar corpo em 1971, quando entrou em vigor a lei nº 5.768, que embora não fosse exclusiva do setor de consórcios, estabeleceu regras para a organização e o funcionamento dos grupos, além de exigir a prévia autorização do Ministério da Fazenda para as administradoras.

Ainda na década de 1970, a ABAC promoveu o primeiro evento para reunir empresas de consórcio e pessoas ou entidades envolvidas no Sistema. Surgiu o Simpósio Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC), realizado em Poços de Caldas (MG), de 25 a 28 de outubro.  Foi o embrião do CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, que é o maior evento do Sistema de Consórcios, fundamental para o constante desenvolvimento das administradoras e do próprio mecanismo.

Nos anos 1980, a ABAC mostrou seu pioneirismo com a criação do Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC), que esclarece dúvidas sobre o funcionamento do mecanismo e atua como intermediária junto à administradora de consórcios, quando necessário. A iniciativa foi criada em 1983, portanto sete anos antes da publicação do Código de Defesa do Consumidor, que alterou profundamente as relações de consumo no Brasil. Naquele mesmo ano, foi inaugurada a sede da ABAC, no 5º andar do prédio nº 126, na Rua Avanhandava, em São Paulo, onde está estabelecida desde então.

Nos anos seguintes, o Governo Federal publicou uma série de decretos, normativos e portarias que estabeleciam regras para o funcionamento do consórcio. A ABAC encampou uma grande luta para elaborar a Lei que, em 8 de outubro de 2008, tornou-se um dos principais marcos do Sistema, a Lei Federal n. 11.795, conhecida como Lei do Consórcio. Essa legislação trouxe segurança jurídica para o Sistema de Consórcios, culminando em uma rota de ascendência que acumula resultados recordes, como as 3 milhões de adesões contabilizadas em 2020.

Confira abaixo a evolução do logo da ABAC:

Pautada em princípios como ética, transparência, isonomia e responsabilidade social, a ABAC se consolidou como representante e desenvolvedora do Sistema de Consórcios, modalidade tão importante para realização dos sonhos dos brasileiros. Para conhecer mais sobre a trajetória da entidade, que se confunde com a própria história do consórcio, faça download do livro que a ABAC lançou por ocasião dos seus 50 anos, onde conta essa história de força e representatividade.

Clique na imagem para fazer download!

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , ,

4 respostas para “ABAC completa 54 anos de atuação em prol do setor de consórcios”

  1. Carla Daniela Spilla disse:

    Ótima Administradora de Consórcios.

  2. Paulo Sergio de Paula disse:

    Olá… Boa tarde…

    Por gentileza preciso de uma informação, acabei de receber doc. de quitação de um consórcio realizado no Itaú, me encaminharam uma forma de registrar meu imóvel sem necessidade de usar cartório,, no entanto estou em dúvidas
    de como preencher os formulários . SAEC
    teria como resolver este por meio da ABAC

    Paulo Sergio 991055609 991399310

    • ABAC disse:

      Olá, Paulo.

      Recomendamos que você entre em contato com o SAC da Administradora ou com o mesmo departamento que fez o encaminhamento do andamento para obter as informações requeridas.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS