Por que devo manter meu orçamento organizado?

22 . fev . 2017

Apenas metade dos brasileiros (51%) realiza um controle sistemático do orçamento, segundo pesquisa anual do SPC Brasil, divulgada em janeiro de 2017. Conheça os benefícios de manter o orçamento organizado, prática fundamental para te ajudar a cuidar melhor de suas finanças pessoais e a planejar como gastar seu dinheiro.

Os sonhos de consumo se transformam em realidade à medida que são estabelecidas metas claras e objetivas – leia o post Como transformar sonhos em projetos. Com o orçamento organizado, seja pessoal ou familiar, você controla toda a movimentação de recursos – incluindo receitas, despesas e investimentos. Nesse sentido, é fundamental que todos os membros da família participem, considerando as diferenças nos perfis e no comportamento financeiro de cada um.

Mantendo o orçamento organizado, você tem diversos benefícios, entre os quais:

  1. Tomar ciência de sua real situação econômica, o que vai auxiliar no na elaboração de seu planejamento financeiro;
  2. Definir prioridades, elencando o que é mais importante para você e também a sua família;
  3. Identificar seus hábitos de consumo, sendo possível entender como você gasta seu dinheiro;
  4. Organizar sua vida financeira e patrimonial;
  5. Aumentar sua capacidade de administrar melhor os imprevistos, lidando de forma consciente com o que está fora do planejado;
  6. Permitir o consumo contínuo, sem necessidade de interrupção.

Comece a praticar o hábito de manter o orçamento organizado para conseguir gerenciar sua vida financeira. O objetivo principal é fazer com que seu orçamento seja superavitário, ou seja, que suas despesas sejam menores do que as receitas. A princípio, é natural que surjam dúvidas ao adotar novos hábitos, mas o mais importante é não desanimar, ainda que apareçam dificuldades.

Existem ferramentas que te ajudam a organizar o orçamento, desde as mais simples, como um pedaço de papel e lápis, planilhas (clique aqui e faça download de um modelo criado pela ABAC) e até mesmo aplicativos – conheça 5 apps que vão melhorar seu controle financeiro. O importante é escolher aquela que te deixe mais confortável.

Não perca na próxima sexta o post “Quatro passos para organizar seu orçamento pessoal”.

 

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS