Pagar contas em dia: dicas úteis para se organizar

04 . jul . 2017

Contas, contas e mais contas. São tantas que parecem não ter fim. E realmente não têm, afinal, quase tudo que fazemos e/ou adquirimos envolve dinheiro. A questão é: como lidar sabiamente com esses compromissos rotineiros? Veja algumas dicas bem simples e úteis para se organizar, pagar contas em dia e ter sucesso nas finanças.

Pague em dia

Uma das bases da boa educação financeira é ter o hábito de pagar contas no vencimento. Ao atrasar o pagamento, você desperdiça dinheiro pagando juros e multas por atraso. Por menor que seja, lembre-se que esse dinheiro poderia estar sendo poupado e usado para o seu bem estar ou para a realização de um objetivo. Organize-se em relação às datas, aos documentos e ao planejamento do pagamento de contas e faturas. Você pode fazer uma lista com as datas ou até mesmo utilizar aplicativos que sinalizem quando a conta está para vencer.

Débito em conta

Avalie a possibilidade de pagar contas e faturas com o débito automático na sua conta bancária. A comodidade do débito automático é interessante, pois elimina os risco de você esquecer a data de pagamento e ter que arcar com juros e multas. Mas tome cuidado ao escolher esse método. Você deve estar atento para que sua conta corrente tenha saldo suficiente na data do débito.

Datas de vencimento

Muitas faturas, tais como de cartão de crédito ou de concessionárias de serviços públicos (água, luz, telefone), permitem que você escolha a data de vencimento. É um facilitador para a sua organização, pois te permite concentrar todas as faturas em um mesmo dia ou período do mês. Fica mais fácil pagar contas quando o vencimento é mais próximo da data em que você recebe seu salário ou suas rendas. Você já sabe a melhor data para você?

Compra parcelada

Você deseja realizar uma compra, mas não tem ou não deseja gastar o dinheiro para pagamento à vista. Neste caso, a solução preferida de muitos é parcelar. Seja por cartão, cheque ou carnê, mantenha o controle e tenha sempre em mente as datas de pagamento. E evite o excesso de compras, afinal, as parcelas podem virar uma bola de neve e comprometer todo o seu orçamento.

Você é o principal responsável pelo gerenciamento de sua vida financeira. Não deixe de ter um controle claro e eficiente de suas contas, para bem de suas finanças e sua tranquilidade. Entenda os desafios e vantagens de planejar o consumo, mude hábitos e comece a organizar sua vida financeira. Assim ficará fácil realizar todos os seus objetivos.

Esse texto foi escrito com informações do projeto “Cidadania Financeira”, do Banco Central (BC).

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS