Juntar dinheiro: três em cada quatro brasileiros não conseguem

21 . set . 2017

Juntar dinheiro é um hábito que oferece vários benefícios a quem pratica. Entretanto, três em cada quatro brasileiros não conseguiu fazer isso no último mês de abril. Se este também é o seu caso, pode ser que você esteja precisando de um incentivo.

Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL, 76% dos consumidores brasileiros afirmaram não conseguir juntar dinheiro. Apenas 20% – ou seja, um em cada cinco brasileiros – foi capaz de poupar. A dificuldade é maior entre as classes C, D e E: o total chega a 82%. Entre o público A e B, 57% não conseguiu poupar.

Formar uma poupança individual não é tarefa fácil. No levantamento, 47% dos entrevistados justificaram que o baixo salário recebido inviabiliza sobras no fim do mês. O fato de não ter tido ganho de renda foi o motivo apontado por 17%. Já para 15%, a razão foi um imprevisto financeiro. Outros 9% admitiram que a perda de controle sobre seus gastos foi o fator que impossibilitou juntar dinheiro em abril.

Consórcio: incentivo para juntar dinheiro

Além de força de vontade, juntar dinheiro requer planejamento e controle de suas finanças – Leia o post Quatro passos para organizar seu orçamento pessoal. Mantendo seu orçamento organizado, é possível ter a dimensão de todos os seus gastos supérfluos e, assim, cortar despesas de modo que elas sejam menores que as receitas. Ao organizar sua vida financeira e fazer seu dinheiro sobrar, você conseguirá realizar todos aqueles sonhos que pareciam impossíveis.

Uma dica para quem precisa de um incentivo para poupar é entrar em consórcio. Nesse sistema, pessoas com o mesmo objetivo (que pode ser um bem ou serviço) contribuem mensalmente com fundo comum. Todo mês, ou conforme estabelecido em contrato, um ou mais integrantes do grupo são contemplados, por sorteio ou lance, e recebem o direito de utilizar o crédito contratado. Assim, ao entrar em um consórcio que atenda aos seus objetivos e às suas possibilidades, você assume compromisso junto aos demais integrantes e junto à administradora, a quem é paga uma taxa pelos serviços prestados ao grupo.

Além do compromisso, o consórcio te dá mais um incentivo para poupar: a possibilidade de ofertar lances e antecipar a contemplação.  Você pode fazer uma economia e utilizar esse valor para ofertar lances e aumentar as chances de ser contemplado, caso não seja sorteado.

Para fazer um consórcio, lembre-se de buscar uma empresa que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil. Para encontrar as empresas que são autorizadas e associadas à ABAC, clique aqui. Basta selecionar seu estado e a categoria desejada para encontrar as que estão mais perto de você e buscar o plano que melhor atenda aos seus objetivos.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS