5 passos para lidar com perda de renda

30 . out . 2020

Neste momento de crise, muitas famílias estão enfrentando perda de renda. Mesmo que pareça desesperador, é preciso olhar para a sua situação financeira atual para buscar alternativas viáveis. Confira abaixo 5 passos para superar esse desafio.

1. Analise o real impacto na sua renda.

Identifique o quanto de renda você perdeu e veja se há formas alternativas de obter rendimentos. Busque mais informações, sempre em fontes oficiais, sobre os benefícios assistenciais oferecidos pelo governo e veja se você se enquadra em algum deles. Os benefícios que já eram oferecidos pelo governo federal podem ser consultados aqui.

Importante! Em geral, não é possível acumular mais de um benefício. Acompanhe os órgãos oficiais do governo para mais detalhes e informações.

2. Analise todas as dívidas que você tem a pagar.

Veja as informações mais importantes: valor, prazo de pagamento, taxas de juros. Se perceber que não vai conseguir pagar, busque renegociar o quanto antes.

3. Se não conseguir renegociar, verifique as consequências de não pagar as prestações.

Em alguns casos, o atraso no pagamento pode significar o cancelamento de um serviço ou até mesmo a perda do bem. Com base nisso, priorize o que pagar primeiro.

4. Levante todos os demais gastos e redefina prioridades.

Como falamos acima, em caso de perda de renda, o momento é de priorizar! Identifique se há algo que pode ser cortado ou reduzido. Tire um tempo para analisar os seus gastos e refletir: isso é necessário, supérfluo ou desperdício? Leia o texto abaixo para entender a diferença.

5. Qual será sua nova renda?

Qual é o total das suas despesas após essa análise? Faça as contas e descubra sua nova situação financeira. Entender seu novo cenário financeiro, por mais preocupante que possa ser, é um passo fundamental para buscar uma solução.

Agora que você já analisou sua situação e já sabe o que precisa fazer para superar esse momento difícil, aproveite para tomar as rédeas da sua vida financeira por meio de um orçamento pessoal ou familiar. Escolha uma ferramenta de sua preferência (como essa, da ABAC) e adquira o hábito de preenchê-lo.

Leia este texto abaixo para saber como fazer isso de forma bem simples!

Fonte:Portal Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS