Organize suas finanças pessoais com essa planilha

19 . maio . 2018

Organização das finanças pessoais ainda é um problema para você? Com essa planilha de orçamento pessoal, vai ficar bem fácil manter suas finanças organizadas. Veja o passo a passo de como utilizá-la.

Em apoio à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), o Blog da ABAC vem conduzindo você por uma jornada rumo à uma vida financeira mais saudável. Ao longo dessa semana, você descobriu seu perfil financeiro e a importância da educação financeira na conquista de objetivos. Em seguida, viu que sonhos precisam ser definidos com base em seus prazos de realização e os entraves que impedem sua realização. Na sequência, mostramos a importância de manter uma vida harmônica com as próprias contas.

Manter as finanças pessoais organizadas possibilita ao consumidor uma vida financeira mais equilibrada. É como diz a expressão: viver “no azul”. Os benefícios não são apenas para o bolso, também se estendem à vida física e mental, a segurança da própria família e até mesmo mais qualidade de vida. Efetuando um controle de suas finanças pessoais, você conseguirá juntar dinheiro para realizar os sonhos de consumo.

O primeiro passo é clicar na imagem abaixo para baixar a Planilha de Educação Financeira da ABAC.

Na aba “Manual”, a planilha solicita a definição de três objetivos que servirão para te lembrar do compromisso assumido para a organização de suas finanças pessoais. Utilize as dicas que divulgamos no 3º post da série “Minhas Contas no Azul” para a definição de sonhos a curto, médio e longo prazos.

Finanças pessoais: foco nos objetivos

Inseridos os sonhos de consumo, é hora de partir para a prática. Siga o passo a passo para garantir que seu objetivo de controlar as finanças pessoais seja alcançado:

1) Procure o mês atual, clique duas vezes na cédula que você deseja preencher e complete todas as colunas com seus gastos atuais.

2) Na área de Entradas, coloque o valor do seu orçamento já com os descontos de imposto ou FGTS para facilitar sua conta. Caso você tenha alguma outra renda mensal além do salário, preencha também de acordo com as classificações na primeira coluna. Se não houver a opção que procura, clique duas vezes em qualquer das cédulas abaixo de Entrada e você poderá trocar o nome.

3) Na aba Relatórios, complete qual sua meta de poupança (em %). Você verá que a linha vermelha do gráfico irá mudar conforme escolha anterior.

4) Em Orçamento Pessoal, procure a área em verde, ao final da tabela, para conferir o valor de sua meta de poupança, em dinheiro, para aquele mês. Também será possível visualizar a porcentagem de reserva financeira já atingida naquele período de tempo.

5) Ao final da coluna, a sessão Sobra do mês já estará fazendo a subtração entre o total de ganhos e gastos. Será exibido apenas o valor que poderá ser investido ao final daquele mês.

6) Na última página, relatórios serão atualizados automaticamente, conforme anotações ao longo dos meses. Os gráficos trarão os valores mensais poupados (em comparação com sua meta de poupança) e a média dos gastos por conjunto de contas. Clicando ao lado da cédula do mês, você escolherá o mês analisado.

Com as finanças pessoais organizadas, você consegue controlar toda sua movimentação de recursos e direcionar seus esforços para a realização de sonhos. Leia o post Por que devo manter meu orçamento pessoal organizado? Se você precisa de mais informações sobre o assunto, veja quatro passos para organizar seu orçamento. É importante ainda envolver a família nesse propósito. Por fim, se uma planilha não for a maneira ideal para fazer o controle de suas finanças pessoais, leia o post abaixo em que trazemos dicas de aplicativos que vão melhorar seu controle financeiro.

5 apps que vão melhorar seu controle financeiro

E para saber mais sobre como levar uma vida equilibrada e realizar sonhos, leia também a cartilha da ABAC “Na corda bamba – Como a educação financeira pode melhorar a sua vida”. O download é gratuito. Clique aqui para baixar.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

2 respostas para “Organize suas finanças pessoais com essa planilha”

  1. José Carlos Phelippe disse:

    Gostaria de parabenizar o trabalho desenvolvido neste blog, tanto quanto pela sua relevância, quanto pela sua clareza.
    Faço parte do Comitê Jurídico da ABAC, e nas reuniões sobre a Lei do Superendividamento, veio a questão da educação financeira, e por sugestão da Dra. Elaine, vim consultar o material produzido no blog sobre o tema.
    A idéia, inclsuive, seria levar esses conceitos aos alunos do ensino médio, carentes de tais principios, e que acabam se endividando logo que chegam a fase adulta. Quem sabe por meio de algum tipo de parceria, com as escolas que mostrassem interesse em levar tal conteúdo aos seus alunos de forma gratuita, e assim colaborar com a formação do Consumidor do Futuro.
    Grato pela atenção
    Att
    JOSÉ CARLOS PHELIPPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS