“Meu dinheiro já acabou e eu nem sei onde ele foi parar”. Se você nunca disse essa frase, é bem provável que já tenha ouvido de alguém. Organizar as finanças pessoais pode ser um bicho de sete cabeças para muita gente. Entretanto, existem diversos aplicativos financeiros gratuitos para Android e iPhone que prometem solucionar este problema.
O Blog da ABAC convidou o consultor Gilberto Sudré, que é pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense, para recomendar as melhores opções disponíveis de aplicativos para controle de orçamento. “A demanda das pessoas e das famílias nesse sentido é bem parecida, então eles criam uma forma padronizada que acreditam ser a melhor maneira de administrar o orçamento doméstico”, conta.
Se depois desse post você resolver buscar auxílio da tecnologia na organização de suas finanças pessoais, fica o alerta. “É bom ter cuidado com seus dados privados, os locais em que você acessa, evitar uso de computadores públicos e ter antivírus instalados no seu computador e no smartphone para evitar a captura indevida de informações”, avisa Sudré.
Veja as recomendações do consultor:
Com mais de 1 milhão de downloads, o Guia Bolso é uma ferramenta automática que também monta gráficos para você estudar seu orçamento e fazer seu planejamento financeiro, com sistema de segurança de nível bancário. Na versão paga, você ainda conta com Consulta de CPF para saber se seu nome está sem restrição e um Buscador de Crédito, que compara as diferentes taxas de juros do mercado para seu empréstimo pessoal. “É um bom produto, me parece o mais moderno, além da grande vantagem de possuir conciliação automática com alguns bancos, facilitando integração com conta corrente e extratos bancários”, comenta.
Esse aplicativo aposta na simplicidade e praticidade, já superando a marca de meio milhão de downloads. Os dados podem ser acessados também pelo computador e garante funcionamento total, mesmo sem internet. Os principais recursos são o acesso a múltiplas contas, com saldo de todas elas, e o painel divisão “Top Despesas”, com percentual de gastos por categoria. “Essa é uma ferramenta um pouco mais segmentada, mais voltada para o mercado, mas que é bem interessante para organização financeira”, acrescenta Sudré.
Outros apps para controle financeiro disponíveis na Play Store e na Apple Store:
Este aplicativo promete gerenciar as contas de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e aposentadoria, elaborando uma planilha de gastos completa, com sincronização nas nuvens. Possui a função “Gerenciador de Sonhos”, para ajudar os usuários a tomarem decisões sem esquecer seus grandes objetivos.
O Mobills categoriza as despesas, receitas e cartões, apresentando ainda gráficos e relatórios, para facilitar o controle dos gastos diários. Possui suporte em Português e possibilita a inserção de metas de gastos, com opção de lembrete de estouro do orçamento. Funciona ainda como rede social, através de um Fórum em que é possível interagir com outros usuários para compartilhar experiências com finanças, pedir conselhos e ajudar outras pessoas.
Esse gerenciador financeiro promete agradar quem busca tanto controle financeiro pessoal, quanto de uma pequena empresa. Controla orçamento, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e contas bancárias, além de possibilitar importação e exportação de dados, gerar relatórios e gráficos, definição de centros de custos e metas de economia.
Aproveite as dicas de educação financeira da ABAC!
Receber noticias de consórcio
Olá, Alexandre.
Você pode cadastrar seu e-mail para receber nossas novidades na barra direita do blog, em “ASSINE NOSSO BLOG”. Acompanhe também a ABAC nas redes sociais, onde publicamos frequentemente diversas informações sobre consórcio.
Abraços!
São de extrema importância , principalmente em um período como esse que o país evidência…
Muito obrigado pelas dicas! Já estou baixando alguns desses apps para testar!
Excelentes dicas, as pessoas brasil aprender a importância de adquirir estas preciosas ferramentas para a educação e organização financeira.Em Singa-pura por exemplo,as crianças desde pequenas aprender á se organizar e planejar financeiramente ludicamente, ou seja, são educadas à compreender que a organização financeira pessoal integram poder viver bem os outros aspectos da vida cotidiana. As crianças lá, são ensinadas até nas musicas a pensarem bem-sucedidamente o que também engloba outras sinérgicas áreas. Algo necessário no Brasil ! Parabéns pelo Bem-sucedido Site, e sim Tenha um Excelente Dia ! S.Daniel
Obrigada, Sarita!
ótimos app