Sistema de Consórcios em maio/2022: dados econômicos

30 . jun . 2022

O Sistema de Consórcios manteve o ritmo de crescimento nos meses de janeiro a maio de 2022. Os destaques ficaram por conta das vendas, que atingiram 1,5 milhão de novas cotas, e a alta no tíquete médio de maio, que contribuiu para a elevação de 15,6% nos créditos contratados.

Dos seis indicadores, cinco anotaram avanços em novas cotas vendidas: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 124,6%; veículos pesados, com 53,4%; imóveis, com 22,6%; motocicletas, com 7,6%; e veículos leves, com 1,9%. Apenas o segmento de serviços teve retração, de 27,4%. 

Veja abaixo um resumo do desempenho do Sistema de Consórcios em maio de 2022. Os seis principais indicadores foram elaborados pela assessoria econômica da ABAC. Eles estão em comparação com o mesmo período de 2021. Em caso de dúvidas, sugerimos a leitura do post Entenda os números do Sistema de Consórcios.

Resultados do Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

Os créditos disponibilizados aos contemplados do consórcio de veículos leves aumentaram 13% de janeiro a maio de 2022. Foi o melhor desempenho do segmento, que fechou com todos os indicadores em alta. Paralelamente, o total de contemplados aumentou 6,2% nos cinco meses iniciais. Houve ainda alta de 7,3% no tíquete médio, em maio.

Consórcio de Motocicletas

Todos os indicadores do consórcio de motocicletas fecharam o mês de maio em alta. Os destaques ficaram por conta dos acumulados de contemplações e créditos disponibilizados. Estes indicadores aumentaram 15,6% e 28%, respectivamente. Já as vendas de novas cotas tiveram incremento de 7,6%. Considerando também a alta de 15,9% no tíquete médio de maio, os créditos contratados avançaram 19,2%

Consórcio de Veículos Pesados

Considerando os dados de maio de 2022, o destaque do consórcio de veículos pesados ficou por conta dos participantes ativos, que ultrapassaram 545 mil. Acompanhando o desenvolvimento do agronegócio, o segmento teve alta de 53,4% nas vendas de novas cotas. Já os créditos contratados, avançaram 28,19%, mesmo com a queda de 9,86% no tíquete médio de maio. Saiba mais sobre o uso do consórcio para compra de caminhões, segmento inserido no consórcio de veículos pesados, no infográfico Por dentro do consórcio de caminhões, com dados de março de 2022.

Consórcio de Imóveis

As vendas de novas cotas nos consórcios de imóveis, onde o objetivo maior do participante é ter a sua casa própria, atingiram 22,6% de alta. Houve ainda avanço de 16,5% nos créditos contratados de janeiro a maio. As 38,92 mil contemplações ratificaram o interesse dos consorciados com possível injeção financeira acima de R$ 6,83 bilhões no mercado imobiliário. Saiba mais sobre esse segmento do consórcio no infográfico Por dentro do consórcio de Imóveis, com dados de abril/2022.

Consórcio de Eletros

De janeiro a maio, os consórcios de eletros registraram aumento de 124,6% no acumulado de vendas de novas cotas. Os créditos contratados com essas adesões alcançaram alta de 62,4%, mesmo com a retração de 48,4% no tíquete médio de maio. Houve ainda avanço no total de consorciados ativos, com 77,5%. O mesmo ocorreu com os acumulados de contemplações e de créditos disponibilizados, que subiram 60,6% e 17,5%, respectivamente.

Consórcio de Serviços

As vendas do consórcio de serviços tiveram retração nos cinco primeiros meses de 2022. Da mesma forma, os créditos contratados não cresceram. Porém, o tíquete médio, relativo às novas cotas comercializadas, aumentou 43,5%. Potencialmente, foram injetados quase R$ 260 milhões para a contratação de serviços no Brasil. Para saber mais detalhes sobre esse segmento, consulte o infográfico Por dentro do consórcio de Serviços, com pesquisa realizada em março/2022.

Para conhecer melhor os resultados econômicos do Sistema de Consórcios, leia os posts da seção Drops de Mercado, aqui no Blog da ABAC!

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

2 respostas para “Sistema de Consórcios em maio/2022: dados econômicos”

  1. Jorge Ain disse:

    Excelente matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS