Sistema de Consórcios em janeiro/2024: dados econômicos

27 . fev . 2024

O Sistema de Consórcios iniciou 2024 mantendo o ritmo de negócios observado durante o ano passado. As expectativas em um novo ciclo são tradicionalmente otimistas, especialmente quando os objetivos são adquirir bens ou contratar serviços, com vistas a formar patrimônios ou melhorar a qualidade de vida. 

Dos seis segmentos que compõem o setor, cinco registraram alta nas somas das comercializações: veículos pesados, com 50,25%; imóveis, com 28,9%; serviços, com 7,3%, veículos leves, com 3,0%; e motocicletas, com2,6%. Somente um apontou retração: o consórcio de eletros, com queda de 53,7%.

Confira abaixo o resumo do desempenho do Sistema de Consórcios em janeiro de 2024. Os dados são da assessoria econômica da ABAC e estão em comparação com janeiro de 2023.

A seguir, conheça melhor o desempenho de cada segmento do Sistema de Consórcios. E se precisar de ajuda para entender melhor os números do setor, leia este post.


Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

O consórcio de veículos leves segue sendo o maior em número de consorciados ativos no Sistema. No início deste ano, anotou 4,52 milhões de participantes. Houve ainda quase 145 mil adesões, com respectivos créditos comercializados chegando a R$ 8,83 bilhões. Nesse segmento, que inclui automóveis, camionetas e utilitários, houve crescimento ainda em tíquete médio, contemplações e créditos disponibilizados. 

Consórcio de Motocicletas

O segundo maior volume de participantes ativos do Sistema de Consórcios é o de motocicletas. Em janeiro, registrou crescimento em todos os indicadores. Os destaques foram participantes ativos, créditos comercializados e contemplações, que chegaram a 10% ou mais. Nas vendas, houve alta em relação ao mesmo mês do ano passado, com quase 115 mil cotas comercializadas. 

Consórcio de Veículos Pesados

No início deste ano, a exemplo do ocorrido em 2023, houve grande expansão deste segmento, que registrou altas dos 50% nas vendas e nos créditos comercializados. Em janeiro, as contemplações cresceram 13,6%, com os correspondentes créditos concedidos apontando avanço de 19,5%. 

Consórcio de Imóveis

A exemplo de anos anteriores, a casa própria continua sendo o principal sonho do brasileiro. O consórcio de imóveis, terceiro maior setor do Sistema de Consórcios em número de participantes, segue realizando esse objetivo e já registrou bons resultados em janeiro deste ano. Com 28,9% de aumento nas adesões e 33,4% de alta nos negócios efetivados, o setor observa o contínuo investimento na formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar, profissional e empresarial. 

Consórcio de Serviços

Por ser um sistema com características como flexibilidade e diversidade, especialmente quando da utilização dos créditos concedidos em contemplações, o consórcio de serviços anotou reação nas vendas de cotas. Além disso, com tíquete médio mensal maior, o avanço nas adesões propiciou aumento significativo nos negócios realizados em janeiro de 2023.

Consórcio de Eletros

O consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, ou consórcio de eletros, como é popularmente conhecido, iniciou 2024 aumentando o número de contemplações. A alta chegou a 47,1% em relação a janeiro de 2023. Em paralelo, o volume de créditos disponibilizados aumentou 171,4% nessa mesma comparação.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , ,

2 respostas para “Sistema de Consórcios em janeiro/2024: dados econômicos”

  1. MARCIO ALVES DE SOUZA disse:

    Muito Bom!!!!
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS