No 1º bimestre de 2025, o Sistema de Consórcios obteve novamente marcas expressivas nos indicadores divulgados pela assessoria econômica da ABAC. Entre os destaques, está o de participantes ativos, que em fevereiro atingiu 11,4 milhões de consorciados, representando novo recorde histórico e crescendo 9,3% ante o registrado no mesmo mês de 2024.
O crescimento do indicador de participantes ativos é perceptível, principalmente em comparação com os últimos anos. Em 2022, por exemplo, ele estava em 8,21 milhões no mês de fevereiro. Passados trinta e oito meses consecutivos de constante evolução, o crescimento foi de 39%
Para entender melhor os dados trazidos nesse texto, leia o post abaixo:
Confira a seguir o resumo do desempenho do Sistema de Consórcios no 1º bimestre de 2025. Os indicadores foram levantados pela assessoria econômica da ABAC e estão em comparação com o 1º bimestre de 2024.
Maior segmento em participantes ativos e volume de cotas vendidas, o consórcio de veículos leves encerrou fevereiro com resultados positivos em todos os indicadores. As altas ficaram por volta de 35% nos volumes de créditos comercializados e disponibilizados. Já a venda de novas cotas e o número de contemplações, ambos cresceram na casa dos 21%.
No 1º bimestre de 2025, o consórcio de motocicletas reassumiu a posição de liderança no ranking de contemplações do Sistema de Consórcios. Tal posto, havia sido perdido para o consórcio de veículos leves, no acumulado de 2024 – conforme você pode ver aqui. Com 144,92 mil contemplações, o indicador cresceu 17,5%. Mas esse não foi o melhor desempenho alcançado nos dois primeiros meses do ano. O destaque ficou por conta do volume de créditos comercializados, que teve alta superior a 30%.
Apesar do acumulado de vendas no primeiro bimestre do ano ter apontado retração, o comportamento dos volumes mensais de janeiro e fevereiro anotaram ligeira evolução. Enquanto em 22 dias úteis de janeiro somou 14,68 mil cotas, no mês seguinte, com 20 dias úteis, cresceu 1% e atingiu 14,83 mil, sinalizando recuperação. Já na comparação com fevereiro de 2024, o resultado deste ano foi 28,4% superior, já que naquela ocasião foram 11,55 mil adesões, comprovando a retomada.
O consórcio de imóveis, maior segmento do Sistema de Consórcios em volume de créditos comercializados, alcançou excelentes resultados no 1º bimestre de 2025. Os grandes destaques do período foram os indicadores ligados a créditos. No caso dos créditos comercializados, a alta chegou a 53,8% – a maior registrada pelo segmento. Já os créditos disponibilizados aumentaram 51,5%.
No primeiro bimestre, o consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis mostrou forte crescimento nas adesões e nos créditos comercializados. Tais resultados se apoiaram na alta de quase 10% registrada no tíquete médio mensal. Apesar da retração nas contemplações, o setor registrou aumento nos créditos disponibilizados. No caso desse indicador, foram R$ 76 milhões colocados à disposição dos mais de 9 mil contemplados.
As vendas de cotas do consórcio de serviços seguem apresentando reação. No 1º bimestre de 2025, a alta nas adesões chegou a 18,4%. Consequentemente, os créditos comercializados também acompanharam essa reação, contabilizando aumento de 39,1%. Em paralelo, enquanto o número de consorciados contemplados mostrou evolução de 4,1%, os respectivos créditos disponibilizados aumentaram 22,4%, superando R$ 127 milhões.
Para mais detalhamento das informações trazidas neste post, clique aqui e baixe gratuitamente o Boletim do Sistema de Consórcios.
Deixe um comentário