O Sistema de Consórcios manteve o crescimento nos oito meses de 2025. Tal ritmo levou o setor a alcançar marcas inéditas em agosto. Uma delas é o total de adesões, que atingiu 3,32 milhões. Conheça os dados disponibilizados pela assessoria econômica da ABAC, elaborados a partir de informações fornecidas pelas associadas à instituição.
No acumulado de agosto, cinco dos seis segmentos registraram alta: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 43,5%; imóveis, com 25,7%; serviços, com 15,9%; motocicletas, com 9,4%; e veículos leves, com 6,8%.
O quadro a seguir traz um resumo dos principais indicadores divulgados pela ABAC. Eles foram elaborados por sua assessoria econômica e se referem ao período de janeiro a agosto de 2025, em comparação com igual período de 2024.

O maior segmento em consorciados ativos do Sistema de Consórcios cresceu cresceu 9,4% nesse indicador. Já as vendas, avançaram 6,8% na soma de cotas enquanto os créditos comercializados aumentaram 11,5%. Tal desempenho considera, inclusive, a alta de 16,0% do tíquete médio.

Completados oito meses do ano, o segundo maior segmento em participantes ativos registrou 9,4% de aumento nas adesões. O resultado ficou próximo de um milhão. Os créditos comercializados avançaram 20,2%, ocasionado pelo crescimento de 7,7% no tíquete médio de agosto.

No acumulado até agosto, os créditos comercializados pelos consórcios de pesados cresceram 13,7%, em razão do forte aumento de 109,5% no tíquete médio do mês. Enquanto as adesões acumuladas caíram 17,4%, as contemplações e a disponibilização de créditos no período cresceram.

Posicionado como terceiro maior segmento em consorciados ativos do Sistema de Consórcios, o consórcio de imóveis cresceu em cinco indicadores. Apenas o tíquete médio fechou em baixa. O destaque foi o crescimento de 46,1% em créditos disponibilizados, que superaram os R$ 19 bilhões.

De janeiro a agosto deste ano, o consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis fechou o período com quatro indicadores positivo. Houve crescimento em vendas de cotas, créditos comercializados, tíquete médio e créditos disponibilizados. Os principais destaques foram os créditos comercializados que avançaram 74,4% e o acumulado de vendas que cresceu 43,5%.

O consórcio de serviços encerrou os oito meses anotando quatro indicadores positivos, um negativo e um estável. Ao propiciar diferenciais únicos como flexibilidade e diversidade por ocasião da utilização dos créditos, a modalidade disponibilizou R$ 450 milhões em créditos de janeiro a agosto. Ao anotar alta de 15,9% nas vendas de cotas acumuladas naquele período deste ano versus o do ano passado, registrou também crescimento de 28,7% em créditos disponibilizados.

Baixe o Boletim do Sistema de Consórcios – Julho/2025 e conheça em detalhes o desempenho do setor. Faça o download grátis clicando aqui ou na imagem abaixo.
Bom dia , excelente maerial de informaçoes para todos nos vendedores de consorcio. E que venham mais.
Olá, José!
Que bom que gostou do conteúdo!
Senti falta dos dados separados de máquinas agrícolas
Oi Lais, tudo bem?
Anotamos sua sugestão e já estamos estudando uma maneira de viabilizar esses dados de forma independente!