Com quase 3,5 milhões de participantes ativos, o consórcio de veículos leves vem identificando mudanças nas preferências do consumidor. Houve crescimento da participação média mensal dos consórcios na compra de carros seminovos por consorciados no total dos financiamentos. Os dados correspondem ao período de janeiro a outubro, e foram divulgados pela B3.
Em outubro de 2011, o consórcio era utilizado para compra de usados por 49,8% dos consorciados contemplados que utilizaram o crédito. Já no mesmo mês de 2017, esse percentual foi de 75,4%, aumento de 25,6 pontos percentuais.
Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “com a liberdade de escolha que os consorciados contemplados têm, é possível entender que na hora da compra do carro o desejo inicial por um modelo ou marca tenha mudado, inclusive na análise do preço, quando a preferência pode ser de um seminovo mais equipado a um zero mais simples”.
O presidente ressalta ainda uma importante característica do consórcio, que é o poder de compra à vista e a liberdade de escolha do bem desejado: “A utilização do crédito, que ainda permite se beneficiar de até 10% do seu valor para custear tributos, transferências, documentação e seguro, é semelhante a ter o dinheiro no bolso. Com esse poder de compra, os consorciados podem decidir pelo que mais lhes convier”.
No mercado de motos financiadas, o cenário dos mesmos sete anos é semelhante, porém em menor escala. Nos dados da B3, a aquisição de motocicletas usadas por consorciados correspondia a 5,1% em outubro de 2011. Já no mesmo mês de 2017 foi de 10,4%, duplicando a participação.
Deixe um comentário