Consórcio pode superar saldo da caderneta de poupança até 2028

29 . maio . 2025

O consórcio segue apresentando resultados recordes, como os alcançados no 1º trimestre deste ano. E de acordo com a assessoria econômica da ABAC, os ativos administrados pelo Sistema de Consórcios podem superar o saldo da poupança até dezembro de 2028. O cálculo leva em consideração o ritmo de crescimento de ambas as modalidades nos últimos dez anos.

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o real momento da caderneta de poupança. Foram considerados todos os saldos anuais do final de cada ano, atualizados pelo IPCA de 2015 a 2024, de modo a medir o poder de compra a preços atuais. 

Em paralelo, observando o mesmo critério de upgrade, foram feitos semelhantes procedimentos com os totais dos ativos administrados pelo Sistema de Consórcios no mesmo período. Ou seja, a somatória de todos os recursos recolhidos pelos consorciados, acrescido dos valores a recolher até o final dos grupos.

“Por decorrência, é possível vislumbrar a dimensão dos volumes que gradativamente serão injetados na economia. Afinal, o consórcio é um tipo de poupança programada com objetivos definidos, tanto para aquisição de bens como para contratação de serviços para consumo ou para investimento econômico”, reforça Luiz Antonio Barbagallo.

Ativos administrados pelo consórcio

crescem mais que a caderneta de poupança

De 2015 a 2024, enquanto os ativos administrados pelo Sistema de Consórcios cresceram 17,1%, o saldo da poupança aumentou 5,2%. Este é o ritmo que, se mantido, permite estimar que até o final de 2028 o consórcio possa superar a poupança.

Analisando detalhadamente a década, observa-se que as taxas reais de crescimento de cada produto financeiro apresentaram percentuais diferenciados. Enquanto nos cinco primeiros anos, de 2015 a 2019, o crescimento da caderneta de poupança atingiu variação de 2,1%, o avanço dos ativos administrados alcançou 5,3%.

Já nos cinco anos seguintes, de 2020 a 2024, a diferença entre os desempenhos aumentou. Enquanto a poupança registrou queda real de 6,0%, os ativos administrados pelos consórcios apontaram evolução de 22,5%.

Entre as principais razões dessa retração estão o baixo rendimento, às vezes abaixo da inflação, e o endividamento das famílias. Como resultado, os poupadores têm recorrido a seus saldos para cobrir despesas do dia a dia e ajustar os déficits em seus orçamentos.

Confira no quadro abaixo: 

“É possível constatar o expressivo progresso dos ativos administrados, principalmente na segunda metade da década, evidenciando os motivos da crescente demanda dos consumidores pelo mecanismo. Hoje, há mais de 11 milhões de participantes no Sistema de Consórcios”, ponderou o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi..

Em comparação gráfica, Barbagallo comenta que, “nos comportamentos dos saldos de cada produto a valores de 2024, visualiza-se claramente as diferenças. Na caderneta de poupança existem poucas oscilações. Porém, houve um viés negativo a partir de 2020, enquanto nos consórcios observa-se forte ascensão a partir deste mesmo ano”.

Poupar é uma atitude saudável

Com uma história de quase 165 anos, a poupança nasceu no Brasil com a fundação da Caixa Econômica Federal por decisão do imperador Dom Pedro II. À época, o objetivo era oferecer opção de investimento seguro e acessível aos brasileiros, em especial atender as classes menos favorecidas. 

Mesmo em se tratando do investimento mais antigo no país ainda em funcionamento, a poupança, por sua longevidade, é o legítimo exemplo de que poupar é uma atitude saudável.

“Ao longo dos anos”, justifica o economista da ABAC, “poupa-se pensando em formar reservas para emergências, realizar objetivos de consumo, bem como investimento financeiro, além de visar aposentadoria com tranquilidade financeira e qualidade de vida”.

O consórcio, em linha com a essência da educação financeira, facilita o planejamento das finanças pessoais. “Da disciplina ao cumprimento do orçamento mensal, com equilíbrio entre renda e despesa, a modalidade possibilita ao consumidor conquistar seus objetivos”, finaliza Paulo Roberto Rossi.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS