Consórcio em 2025: perspectivas da ABAC para o setor

02 . jan . 2025

O consórcio em 2025 tem tudo para manter os bons resultados alcançados ao longo de 2024. Um desses feitos é o total de cotas vendidas, que em 11 meses (janeiro a novembro) alcançou o segundo maior volume de vendas em 20 anos, com 425,32 mil adesões. Nesse post, vamos mostrar quais são as perspectivas da ABAC para o ano que acabou de começar.

Em 2024, o Sistema de Consórcios voltou a demonstrar sua força no mercado financeiro, evidenciando a crescente confiança do brasileiro e consequente expansão da presença nos elos da cadeia produtiva. 

O presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, estima que o fechamento dos dados de 2024 vai apontar para um dos melhores anos da história do mecanismo. Baseado em estudos da assessoria econômica da ABAC, Rossi considerou diversos aspectos da economia brasileira para realizar sua análise.

Ao acreditar na possível evolução da inflação com consequente elevação da taxa Selic, e na menor evolução do PIB, o presidente executivo da ABAC, projeta que o consórcio em 2025 superará desafios para crescer e bater novos recordes de adesões, negócios e participantes. 

“Estimo que, a exemplo de 2024, o Sistema de Consórcios possa crescer 8,0% em 2025. Por segmento, os aumentos devem ser de 20% para imóveis, 10% para veículos pesados, 6% para veículos leves, 2% para motocicletas, 23% para eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, e 10% para o consórcio de serviços”, refletiu Rossi.

Ao evocar os diversos recordes históricos registrados ao longo de 2024, o presidente apontou ainda que “a ampliação do conhecimento sobre a essência da educação financeira tem sido e continuará sendo um dos principais fatores da demanda, também no próximo ano”, resumiu.

Perspectivas para os segmentos do consórcio em 2025

Veículos Leves

As avaliações mercadológicas levantadas e analisadas pela assessoria econômica da ABAC, sugerem crescimento para o setor de Veículos Leves da ordem de 6% para 2025. Esse estudo considera fatores como: a média de 7% de crescimento da categoria nos últimos 10 anos, previsão de aumento do salário mínimo, aumento da renda per capita familiar, a queda da taxa de desemprego para 6,2%, evolução do PIB, inflação controlada e o recente ajuste da taxa Selic para 12,25% ao ano.

Motocicletas

A análise da assessoria econômica da ABAC considera fatores como a crescente demanda por serviços de entrega e transporte individual. Segundo o IBGE, dos 340 mil motoboys, mais da metade trabalha por aplicativo. Ao acrescentar a importância da moto na solução para o trânsito caótico, as perspectivas para o consórcio de motocicletas apontam para um incremento de 2,0% para 2025.

Veículos Pesados

Considerando o total de participantes ativos, o consórcio de veículos pesados está assim dividido: dois terços para caminhões e implementos rodoviários e um terço para máquinas e implementos agrícolas. Em estudos desenvolvidos pela assessoria econômica da ABAC, a projeção para 2025 considera basicamente a esperada safra recorde, incluindo no próximo Plano Safra a disponibilização de mais R$ 400 bilhões para agricultura empresarial.

Ao acreditar no crescimento e nas projeções de produção de implementos, bem como os resultados acima da média do setor em 2021, 2022 e 2023, as perspectivas para o segmento de veículos pesados indicam expansão de 10% para este ano.

Imóveis

A assessoria econômica da ABAC ponderou fatores e tendências do mercado imobiliário para traçar uma perspectiva para 2025. Entre os aspectos analisados, o ajuste da taxa Selic para 12,25% a.a. e altas já estabelecidas, funding a partir do FGTS e da poupança com baixa disponibilidade, novas regras e limites do financiamento de imóveis e inflação.

A análise também considerou as oportunidades decorrentes da redução da taxa de desemprego para 6,2%, a potencialidade do consórcio para os jovens de 18 a 30 anos, para os solteiros, bem como a aposentadoria tardia, déficit previdenciário e construção de patrimônio pessoal para geração de renda futura. Com este cenário, as perspectivas para o segmento de imóveis são de alta de 20% em 2025..

Eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis

As novidades observadas pela assessoria econômica da ABAC sugerem boas perspectivas para este segmento do consórcio em 2025. Em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, a estimativa é de evolução de 23%. Essa estimativa considera novos nichos de mercado, como convênios com operadoras de telefonia e implantação de drones no agronegócio, assim como a baixa taxa de desemprego (6,2%), entre outros.

Consórcio de Serviços

Os estudos preparados pela assessoria econômica da ABAC consideraram um cenário com a queda da taxa de desemprego para 6,2%, evolução do PIB, inflação, expansão possível com turismo, entre outros. Por se tratar de um dos maiores setores econômicos do país, a estimativa para o consórcio de serviços em 2025 é de crescimento de 10% .

Para conhecer mais detalhes sobre o desempenho do Sistema de Consórcios em 2024, leia o post Sistema de Consórcios em novembro/2024: dados econômicos. E não perca o Boletim do Sistema de Consórcios, que traz dados exclusivos do setor e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS