Consórcio de serviços tem ampla adesão no Sul do Brasil 

07 . jun . 2016

Em março de 2016, o total de participantes ativos na categoria serviços chegou a 32.300, crescimento de 26,2% em relação ao registrado em igual período de 2015. De acordo com dados da assessoria econômica da ABAC, o número de brasileiros que optaram por essa modalidade de crédito nos últimos 5 anos é maior na região sul do Brasil, onde foram vendidas quase 24 mil cotas e onde está localizado o maior número de participantes ativos no segmento de consórcio de serviços.

Um dos principais benefícios do consórcio de serviços é sua diversidade de utilização. Ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar o crédito para a contratação dos mais variados tipos de serviços, desde cirurgias plásticas, passando por festa de casamento, formatura e cursos, até reformas. A modalidade, com toda essa abrangência, é a mais nova do Sistema de Consórcios, tendo sido regulamentada pela Lei dos Consórcios, em 08 de outubro de 2008. Até então, a modalidade era utilizada apenas para contratação de serviços turísticos.

Participantes ativos

O ranking de participantes no consórcio de serviços por Estados, nestes primeiros três meses do ano, é liderado pelo Paraná, com 10.938, seguido de Santa Catarina, com 4.653, e Rio Grande do Sul, com 3.708 participantes. Santa Catarina ainda registrou o maior crescimento em todo país, em comparação com o mesmo período do ano passado: 78,7%, seguida do Distrito Federal, com 60,3% de aumento. A maior queda no número de participantes foi registrada em Minas Gerais, que passou de 3.894 para 2.112. Confira a variação em todos os Estados:

participantes consórcio serviços por Estado

Vendas

No 1º trimestre de 2016, as vendas no segmento de serviços cresceram 38,6%, com a comercialização de 3.050 cotas, ante as 2.200 registradas nos três primeiros meses do ano passado. A região Sul foi a que mais colaborou para este crescimento, comercializando 1.751 cotas, 57% do total nacional, sendo 1.134 apenas no Paraná. A ABAC acredita que o sucesso da modalidade nesta parte do país se deve ao trabalho das empresas locais, que possuem forte apelo junto a seus consumidores.

Entre os Estados que se destacaram nas vendas também está São Paulo, que ficou atrás apenas do Paraná. Foram 418 cotas comercializadas, aumento de 54,7% em relação a 2015 e o melhor resultado trimestral registrado desde 2012.

Contemplações

O consórcio de serviços contemplou 2.280 consorciados de janeiro a março, disponibilizando R$ 12,8 milhões para que pudessem contratar o serviço desejado. Além de liderar as vendas e o total de participantes ativos nesse setor, a região Sul foi a que mais contemplou: foram 1.184 contemplações, 52% do total no país.

Um levantamento realizado pela assessoria econômica da ABAC em fevereiro deste ano identificou que 41,8% dos consorciados contemplados de todo o país utilizaram o crédito para reformas residenciais. Saúde e estética ficou em 2º lugar, seguido de festas e eventos, serviços odontológicos, turismo, serviços oftalmológicos, serviços educacionais e outros.

créditos consórcio de serviços

Dados de Fevereiro/2016

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS