Consórcio é um dos principais meios para comprar motos no Brasil

01 . set . 2022

As motos são um instrumento de trabalho para milhões de brasileiros. Segundo a ABRACICLO, são 30,3 milhões de unidades em circulação, compondo a frota brasileira e sendo utilizadas em diversos segmentos da economia nacional. Desde os anos 1980, o consórcio tem sido um dos principais meios para aquisição desse tipo de veículo, sendo uma alavanca para parcela significativa de sua comercialização no mercado interno.

Na avaliação do economista da ABAC, Luiz Antonio Barbagallo, as motocicletas possuem vantagens exclusivas ao serem utilizadas como ferramenta de trabalho. “Elas proporcionam ainda economia de combustível e baixos custos de manutenção. Com isso, torna-se fundamental para trabalhadores e empreendedores”, detalha.

Tanto empresas, como pessoas físicas, dependem de alguma forma de profissionais motociclistas. Seja para solicitar ou entregar por “delivery” ou para encaminhar com urgência, por exemplo, documentos legais e pequenas encomendas das mais variadas origens e finalidades. 

Ao longo dos últimos anos, diante de uma nova realidade, “a mudança de hábitos de consumo propiciou um casamento perfeito entre as compras on-line e esse meio de locomoção e transporte. O período de pandemia evidenciou, ainda mais, essa constatação”, esclarece Barbagallo.

Independentemente do porte, empreendedores individuais, profissionais liberais, pequenas e grandes empresas enxergam vantagens com suas frotas de motocicletas. “Correios, e-commerce, serviços públicos nas áreas de energia ou de segurança, são alguns exemplos”, diz o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi. E acrescenta, “motoboys, agentes e policiais de trânsito, são mais algumas alternativas, tanto para homens como para mulheres. Aliás, elas estão presentes como motogirls e mototaxistas.

Consórcio de motos: parcelas pequenas que cabem no orçamento

Para o supervisor de manutenção de logística, Magno Lima da Silva, contemplado recentemente, a preferência pelo consórcio foi “por ter parcelas pequenas que cabiam no meu orçamento. Não financiei, em razão dos juros serem muito altos”, justifica.

Saiba mais no post Como funciona o consórcio de motos?

Como ainda está procurando a moto para comprar, Magno esclarece que ela será utilizada nos deslocamentos para os trabalhos, seu e de sua esposa, visto serem bastante próximos de sua residência. “Também devo usá-la para idas a Santos, onde estou construindo e uma moto 125cc atenderá bem às minhas necessidades em função do baixo custo proporcionado.”

Quase 30% das motos do país foram compradas com consórcio

Ao analisar a relação das contemplações relativas às vendas totais, levantadas junto à B3, nos últimos doze anos, o Sistema de Consórcios registrou importante contribuição. Variando entre 23,1%, anotado em 2019 – o mais baixo observado no início da pandemia -, até 32,4%, em 2015, “é possível afirmar que a modalidade participou, na média anual, por 28,2% do volume geral comercializado, ou seja, cerca de 30% do mercado de motocicletas zero quilômetro”, detalha Barbagallo.

Nos seis primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 632.800 motos comercializadas no país, com 166.978 unidades negociadas com créditos dos consórcios, o que corresponde a 26,4% de participação, conforme levantamento feito nos dados disponibilizados pela B3 e Fenabrave.

Paralelamente, em 11 anos, ou seja, de 2011 a 2021, a frota circulante aumentou 65%. A idade média saltou de 7 anos, em 2011, para 12,2 anos, em 2021, contabilizando um aumento de 74%. 

“Se neste período, a participação dos consórcios nas vendas se manteve na média de 28,2%, pode-se afirmar que quase 9 milhões de motocicletas, que rodam no país hoje, foram adquiridas pelo Sistema”, calcula o economista. 

Os expressivos números apresentados pelo Sistema de Consórcios significam muito mais do que impulsionar a indústria das duas rodas. “O consórcio é importante para a geração de empregos e de renda, além de estimular o empreendedorismo e a abertura de negócios relacionados à economia on-line, onde a logística se apoia no segmento motociclístico”, finaliza Rossi.

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